O Conceito de Tendência na Moda: significado, histórico, conotação
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x11222018011Palavras-chave:
Fashion Trend, Etymology, Significance.Resumo
With the intention of contributing to the theoretical deepening of trend studies, the present research aims to understand the historical origins and transformations of the term trend and, more specifically, the fashion trend. The methodological procedure involved a consistent bibliographical review. Firstly, we investigated the etymology of the term in Portuguese, English, and German. In addition, we combined different consolidated bibliographical references - such as Caldas, Lindkvist, and Vejlgaard - in order to historically understand the concept and its applicability. The general interpretation of the term tendency relates to a force that leads to a finite but uncertain future. Between 1946 and 1975, trends acquired a comprehension similar to their current meaning, emphasizing their economic relevance, which coincides not arbitrarily with the birth of mass consumption. The contemporary connotation associates trends to changes and transformations that involve different sociocultural and economic aspects. In turn, fashion trends are expressions of sociocultural tendencies in visual and tactile characteristics applied to fashion products.
Downloads
Referências
ARTIGUES, Bárbara Pastor; ROBERTS, Edward. Diccionario etimológico indoeuropeo de la lengua española. Madrid: Alianza Editorial, 1997.
BAILEY, Lauren R.; SEOCK, Yoo-Kyoung. The relationships of fashion leadership, fashion magazine content and loyalty tendency. Journal of Fashion Markteing and Management, v.14, n.1, p. 39-57. 2010. Disponível em: http://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/13612021011025429
BUARQUE DE HOLANDA, Aurélio. Novo dicionário Aurélio. Rio de Janeiro: Editora Nova Fonte, 1999.
CALDAS, Dario. Observatório de sinais: teoria e prática da pesquisa de tendências. ed. at. São Paulo: Editora SENAC SP, 2015.
COLLINS, Harper. Collins English dictionary complete & unabridged. Digital edition. Glasgow: Harper Collins Publishers, 2012.
ERNER, Guillaume. Sociología de las tendencias. 1ª ed. 2ª reimp. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2012.
ESPOSITO, Elena. Originalität durch Nachahmung. pp.198-209. In: LEHNERT, Gertrud; KÜHL, Alicia; WEISE, Katja. (Hg.). Modetheorie: Klassische Texte aus vier Jahrhunderten. Fashion Studies. Bielefeld: transcript Verlag, 2014.
FARIA, Ernesto (org.) Dicionário escolar latino-português. 3ª ed. Brasília: Ministério da Educação, 1962. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001612.pdf>. Acesso em: 15 mai. 2014.
FRIEDMAN, Ken. Theory construction in design research: criteria: approaches, and methods. Design studies, v.24, n.6, p. 507-522, nov. 2003. Disponível em https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0142694X03000395
GIBSON, Willon. The Economist [entrevista]. 4 de dezembro de 2003. Disponível em: https://pt.wikiquote.org/wiki/William_Gibson
KÖBLER, Gerhard. Deutsches etymologisches wörterbuch. Derwbhin: Wassertrüdingen, 1995.
LINDKVIST, Magnus. O guia do caçador de tendências: como identificar as forças invisíveis que moldam os negócios, a sociedade e a vida. São Paulo: Editora Gente, 2010.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas . 10ª reimp. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
MACHADO, José Pedro. Dicionário onomástico etimológico da língua portuguesa. Lisboa: Livros Horizonte, 2003.
MOCHO, Jean Pierre. Editó. p.3. In: BACRIE, Lydia. (ed.) Qu’est-ce qu’une tendance de mode? Paris: Fédération Française du Prêt à Porter Féminin, 2012.
MONÇORES, Aline. Tendências: o novo constante. 2013. 177f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Design Departamento de Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
MÜLLER, Florence. Tendances et innovations. pp.16-27. In: BACRIE, Lydia. (ed.) Qu’est-ce qu’une tendance de mode? Paris: Fédération Française du Prêt à Porter Féminin, 2012.
RAYMOND, M. Tendencias: que son, cómo identificarlas, en qué fijarnos, cómo leerlas. London: Promopress, 2010.
RECH, Sandra Regina. Estudos do Futuro & Moda: uma abordagem conceitual. ModaPalavra e-Periódico. v.6, n.11, p.93-100. jul-dez 2013. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/3477/6851
SANT’ANNA, Mara Rúbia. Teoria da moda: sociedade, imagem e consumo. 2ª ed. Barueri, SP: Estação das Letras, 2009.
SVENDSEN, Lars. Filosofia da moda. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
VEJLGAARD, H. Anatomy of a trend. New York: McGraw-Hill, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.