Princípios éticos e boas práticas

Deveres do editor

Transparência e respeito: o editor deve avaliar os manuscritos submetidos sem levar em conta raça, gênero, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, nacionalidade ou filosofia política dos autores.

Confidencialidade: qualquer informação sobre algum trabalho submetido deve ser mantida em sigilo, com exceção dos pareceristas e da equipe editorial

Decisão de publicação: o editor tem a função de decidir quais artigos serão ou não publicados na revista. Ele deve seguir as diretrizes do periódico.

Divulgação e conflitos de interesse: o editor não deve utilizar materiais inéditos divulgados em um manuscrito submetido em pesquisas próprias sem o consentimento expresso e por escrito do autor. O editor deve recusar avaliar os manuscritos em que tenham conflitos de interesses por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos ou ligações com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas aos manuscritos.

Envolvimento e cooperação em investigações: o editor deve tomar as medidas necessárias e cabíveis quando foram apresentadas reclamações éticas a respeito de um manuscrito submetido ou artigo publicado.

 

Deveres dos pareceristas

Contribuição para as decisões editoriais: a revisão dos pareceristas auxilia o editor na tomada de decisões editoriais e, por meio da comunicação com o autor, também pode auxiliar o mesmo na melhoria do artigo.

Pontualidade: os pareceristas devem notificar a equipe editorial imediatamente caso não se sintam qualificados para analisar o artigo indicado ou caso não consigam cumprir os prazos da revista.

Confidencialidade: os trabalhos submetidos à revista não devem ser mostrados ou discutidos com outros. Eles devem ser tratados como documentos confidenciais.

Padrões de objetividade: os pareceres devem ter o ponto de vista dos avaliadores expressos de maneira clara e com o apoio de argumentos.

Divulgação e conflito de interesses: informações privilegiadas ou ideias obtidas pelo parecerista por meio da leitura dos manuscritos devem ser mantidas em sigilo e não devem ser utilizadas para proveito pessoal. O parecerista não deve avaliar manuscritos em que tenha conflitos de interesse por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos ou ligações com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas aos manuscritos.

 

Deveres dos autores

Normas gerais: os autores de trabalhos que se referem a pesquisas originais devem apresentar um relato preciso do trabalho realizado, bem como uma discussão objetiva sobre o seu significado. Dados complementares devem ser representados com precisão no artigo. O documento deve conter detalhes suficientes e referências que permitam que outros possam replicar o trabalho. Declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas constituem um comportamento antiético e são inaceitáveis.

Originalidade e plágio: qualquer forma de plágio constitui um comportamento editorial antiético e é inaceitável. Os autores têm o dever de garantir que suas obras e ideias sejam originais.

Publicação múltipla, redundante e simultânea: enviar o mesmo trabalho para mais de uma revista ao mesmo tempo e/ou publicar o mesmo artigo em mais de um periódico constitui um comportamento editorial antiético e é inaceitável.

Sobre as fontes: as fontes utilizadas para criação do trabalho dos autores devem sempre ser reconhecidas. Todas as informações obtidas em particular devem ser utilizada apenas com a permissão explícita por escrito da fonte. As informações obtidas por meio de serviços confidenciais, tais como arbitragem, manuscritos ou pedidos de bolsas, não devem ser utilizadas sem a permissão explícita por escrito do autor do trabalho envolvido nestes serviços.

Autoria: os trabalhos podem ser assinados por no máximo quatro autores. Os artigos têm um autor principal que vem primeiro e age como autor correspondente, a ordem é definida pelos autores no momento da submissão. O termo de consentimento e ciência para publicar é assinado por todos os autores com Lattes e ORCID.

Divulgação e conflitos de interesses: todas as fontes de apoio para o projeto devem ser divulgadas e qualquer tipo de relação pessoal ou profissional entre o autor e pareceristas/editor que pode beneficiar ou prejudicar o autor durante o processo de avaliação.

Erros fundamentais em trabalhos publicados: quando um autor descobre um erro significativo ou imprecisão em seu trabalho publicado, é sua obrigação informar imediatamente a equipe editorial e cooperar para correção do artigo.