Qualquer coisa que se sinta: incômodo e emoção no desfile Mudshow de Balenciaga

Autores

  • Amanda Queiroz Campos Universidade Federal de Santa Catarina image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x17412024231

Palavras-chave:

desfile, moda conceitual, moda autoral

Resumo

Eventos são considerados, por grande parte da literatura, o mais eficiente meio de comunicação para divulgação de marcas e lançamento de produtos e marcas. As marcas comerciais de moda usufruem sobretudo dos desfiles como eventos direcionados a compradores, imprensa e consumidores finais. O presente artigo tem como objetivo analisar os sentimentos, emoções e sensações despertados em um desfile conceitual de moda. Seu mote reside sobre a apresentação intitulada The mud show da marca Balenciaga para a temporada Primavera/Verão 2023 (ocorrida em outubro de 2022 em Paris). Assim, a metodologia que guiou esta pesquisa implicou análise descritiva baseada na triangulação entre o desfile observados, nos dados levantados em publicações jornalísticas legitimadas no campo da moda e no referencial teórico consultado por meio da pesquisa bibliográfica. Pôde-se concluir que o desfile The mud show conseguiu usufruir dos elementos expressivos como escolha de casting, cenografia, sonorização, iluminação e principalmente sua temática para sensibilizar e emocionar o público espectador.

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Referências

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Publicado

2024-01-01

Como Citar

CAMPOS, Amanda Queiroz. Qualquer coisa que se sinta: incômodo e emoção no desfile Mudshow de Balenciaga. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 17, n. 41, p. 231–282, 2024. DOI: 10.5965/1982615x17412024231. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/24193. Acesso em: 2 dez. 2024.