Publicação de artista e performance: instersecções entre visibilidade e valor da aparência
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312909122014075Palavras-chave:
Performance, Livros de artista,Resumo
O presente artigo traz algumas articulações observadas na relação entre publicação de artista e performance. As investigações sobre o tema foram concentradas na trajetória da artista norte americana Martha Wilson, fundadora da Franklin Furnace, Inc., em Nova Iorque, no ano de 1976. Como uma extensão de sua prática artística, a Franklin Furnace Inc. foi um espaço que, durante duas décadas, somou as atividades de construção de um arquivo de publicações de artista à um programa de performances. Como Martha Wilson, muitos artistas que faziam publicações impressas eram os mesmos que faziam performances – e que, na época, eram chamadas Leituras (Lectures). Por meio da interseção entre publicação e performance, a noção de alternative space expandiu-se de modo que poderíamos utilizá-la para desde exposições em páginas de revistas à manifestações de rua. A relação entre publicação e performance é tema a ser discutido no que nos tange o olhar de como tal interseção pode ser também uma resposta alternativa aos modos de criação/difusão de um trabalho de arte.
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