Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é ORIGINAL, INÉDITA e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • É responsabilidade exclusiva dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais, imagens, protegidos por lei de Direitos Autorais
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (.doc ou .docx).
  • A identificação de autoria foi removida do texto do artigo e do arquivo doc.(opção Propriedades no Word), garantindo desta forma o critério de sigilo e assegurando a Avaliação Cega por Pares
  • URLs (links) para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto segue todos as diretrizes, padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.

Diretrizes para Autores

A revista DAPesquisa aceita:

1- Artigo / Relatos de Experiência: original e inédito,  sem plágios ou autoplágios, com contribuição de caráter acadêmico e/ou técnico-científico destinada a divulgar resultados de pesquisa científica, de natureza empírica, experimental ou conceitual (máximo de 25 páginas, incluindo títulos, resumos, tabelas, figuras, mapas, notas e referências) 

2- Entrevistas: realizadas com pesquisadores, teóricos e profissionais da área que possam contribuir para discussões relevantes sobre os temas vinculados. (máximo de 10 páginas, incluindo dados dos autores, dados do entrevistado, local e data da entrevista)  com imagem do entrevistado,  se possível junto com o entrevistador.

Normas editoriais para submissões a partir de maio de 2021:

1. Idiomas: serão aceitos textos em português, inglês ou espanhol.

2. Ao menos um dos autores deverá ter a titulação de Doutor.

3. Os textos deverão estar rigorosamente revisados, conforme as normas gramaticais vigentes.

4. Atender todos os critérios da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para apresentação de trabalhos científicos e durante a edição, serão adaptados ao projeto e formato editorial da Revista DAPesquisa.

5. Os artigos submetidos que forem resultados de pesquisas financiadas por agências de fomento devem informar a agência em campo apropriado no momento da submissão.

6. Ordem de Apresentação na primeira página MODELO:

a) Título no idioma do texto.
b) Título  em inglês (para textos em português e espanhol).

c) Autoria (informar somente nos Metadados da submissão  Revista  DAPesquisa). 

d) Resumo no idioma do texto (conter no máximo 200 palavras)
e) Palavras-chave no idioma do texto de três a cinco descritores. (Atribuído por profissional de Ciência da Informação, bibliotecário(a), responsável pela indicação de vocabulário controlado para categorização, indexação e recuperação de informações em bases de dados.

f) Resumo em inglês (conter no máximo 200 palavras) para textos em português e espanhol
g)Palavras-chave em inglês (para textos em português e espanhol) de três a cinco descritores. (Atribuído por profissional de Ciência da Informação, bibliotecário(a), responsável pela indicação de vocabulário controlado para categorização, indexação e recuperação de informações em bases de dados.

8. Formatodo arquivo: DOC ou DOCX.

9. Formato do texto:  Normas Técnicas ABNT: NBR6022-2018, NBR6028-2003,NBR10520-2002 e NBR6023-2018

10. Fonte do texto Itálico: usar em termos estrangeiros e nomes de obras.

11. CITAÇÕES:  NBR-10520

12. REFERÊNCIAS: a lista deve conter somente a descrição dos documentos citados no texto e URLs (links)  informados quando necessário.

MATERIAIS GRÁFICOS:

Imagens, tabelas, quadros, etc. (máximo de 3Mb), todos com Legenda e Fonte inseridos somente no corpo do texto.

Centralizados na página, sem texto dos lados (máximo de 10 materiais gráficos).

POLÍTICA EDITORIAL

A publicação de artigos está condicionada a dois pareceres de membros do Conselho Editorial ou de colaboradores ad hoc, avaliação às cegas, respeitando-se a porcentagem de 75% dos parceristas serem externos à instituição e/ou país da instituição.

A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à Arte e à linha editorial da Revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica. Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos pareceristas ou pela Comissão Editorial, só serão incorporadas mediante concordância dos autores.
 

DADOS DOS AUTORES:

1. A identificação do autor será feita no próprio sistema, no momento da submissão à qual terá acesso apenas o editor, sob a política de avaliação “cega”, não deverá, portanto, constar no arquivo enviado nenhum tipo de identificação.

2. No ato do cadastro para colaboração como autor, fornecer todas as informações de forma completa nos Metadados da submissão, principalmente de todos os autores do trabalho: nome completo, titulação máxima, instituição à qual se vincula, e-mail, resumo atualizado da biografia acadêmica, URL Currículo Lattes CNPq e Orcid ID. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.