A importância da arte na formação interdisciplinar proposta pela UFABC
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317816012020408Palabras clave:
Educação, Ensino, Arte-educação,Resumen
A Universidade Federal do ABC foi criada em 2005 com uma proposta diferenciada. O acesso ocorre por meio dos Bacharelados Interdisciplinares, nos quais o aluno recebe uma formação geral antes de ingressar em um dos cursos de formação específica. Neste estudo, buscamos conhecer os documentos oficiais da UFABC para verificar se e como a Arte está inserida na proposta interdisciplinar da Universidade. Usamos a abordagem qualitativa e o procedimento pesquisa documental. Para a análise das ementas das disciplinas, foi considerado o conceito da Abordagem Triangular. Como resultado, encontramos referências à formação integral, na qual a Arte está inserida, porém, verificamos que entre as 1.183 disciplinas ofertadas para os anos de 2017/2018 apenas uma atendeu a todos os critérios definidos na pesquisa em relação à promoção de uma experiência relevante com a Arte.
Descargas
Citas
BARBOSA, Ana Mai. Arte-educação: conflitos/acertos. São Paulo: Max Limonad. 1985.
_____. Depoimento. Revista Educação e Realidade, V 30, n.2, 2005.
BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte: Os Museus de Arte na Europa e Seu Público. 2ª ed. Porto Alegre: Ed. Zouk; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo 2007.
BRASIL. Lei Nº 11.145, de 26 de julho de 2005. Disponível em http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=1&data=27/07/2005&totalArquivos=96 Acesso em 28/06/2019.
______. Referenciais Orientadores Para Os Bacharelados Interdisciplinares e Similares. 2010. Disponível em http://reuni.mec.gov.br/images/stories/pdf/novo%20-%20bacharelados%20interdisciplinares%20-%20referenciais%20orientadores%20%20novembro_2010%20brasilia.pdf. Acesso em 29/06/2019.
COLI, Jorge. O que é Arte. 15ª ed., Editora Brasiliense, São Paulo – SP, 1995
DESCARTES, René. Discurso do Método: para bem conduzir a própria razão e procurar a verdade nas Ciências. Tradução de Jacob Guinsburg e Bento Prado Jr. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
EISNER, Elliot. Arte-educação:leitura no subsolo / Ana Mae Barbosa, (org). 9.ed. - São Paulo: Cortez, 2013.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Imago Editora Ltda. Rio de Janeiro: 1976.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica - 5. ed. - São Paulo : Atlas 2003.
SEVERINO, Antônio. O Conhecimento Pedagógico e a Interdisciplinaridade: O Saber Como Intencionalização da Prática. IN FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. (org). Didática e Interdisciplinaridade. Campinas - Sp. Papirus. 1998
TEIXEIRA, Anísio. Educação para a democracia: Introdução à administração educacional. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
UFABC. Projeto Pedagógico Institucional 2006. Disponível em http://antigo.ufabc.edu.br/images/stories/pdfs/institucional/projetopedagogico.pdf. Acesso em 25/06/2019
______. Plano de Desenvolvimento Institucional UFABC 2008 a 2012 (PDI). 2010. Disponível em http://pdi.ufabc.edu.br/wp-content/uploads/2011/09/PDI_UFABC_2008_2012.pdf. Acesso em 25/06/2019.
______. Estatuto da UFABC. 2011a. Disponível em http://www.ufabc.edu.br/images/imagens_a_ufabc/13-05-11_estatuto-da-ufabc.pdf. Acesso em 25/06/2019.
______. Regimento Geral. 2011b. Disponível em http://www.ufabc.edu.br/images/imagens_a_ufabc/31-05-11_regimento-geral-da-ufabc.pdf . Acesso em 30/06/2019
______. Plano de Desenvolvimento Institucional UFABC 2013 a 2022 (PDI) 2013. Disponível em http://propladi.ufabc.edu.br/images/PDI/livro_pdi.pdf. Acesso em 25/06/2019.
______. Projeto Pedagógico do Curso Bacharelado em Ciências e Humanidades. 2015a. Disponível em http://prograd.ufabc.edu.br/doc/ppc_bch_2015.pdf Acesso em 25/06/2019
______. Projeto Pedagógico do Curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia. 2015b. Disponível em http://www.ufabc.edu.br/images/consepe/resolucoes/3---Reviso-do-PP-do-Bacharelado-em-Cincia-e-Tecnologia-Esta-verso-contempla-as-retificaes.pdf. Acesso em 25/06/2019.
______. Projeto Pedagógico do Curso Bacharelado em Arte e Tecnologia - BA&T. 2015. Disponível em http://prograd.ufabc.edu.br/cg/2015/05nov/Exp%202_Proj%20Pedagógico%20BAT%20-%20CG%20nov.pdf. Acesso em 02/11/2019.
______. Projeto Pedagógico Institucional (PPI) 2017. Disponível em http://www.ufabc.edu.br/images/imagens_a_ufabc/projeto-pedagogico-institucional.pdf. Acesso em 25/06/2019.
______. Catálogos de Disciplinas de Graduação. 2018 Disponível em http://prograd.ufabc.edu.br/pdf/catalogo_disciplinas_graduacao_2017_2018_v2.pdf. Acesso em 25/06/2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Marcelo Alecsander Chagas Leite, Mirian Pacheco Silva Albrecht
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.