To preserve means to bring into the light

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034702272022010

Keywords:

editorial, puppetry, preservation, conservation

Abstract

The text presents Móin-Móin - Magazine of Studies in the Arts of Puppetry 27th edition, with has the theme “Preservation and conservation of collections in the Puppetry”, showing the main questions that induces the authors and presents a synthesis of the published articles. 

 

esta foi a tradução do Guilherme...Leticia precisa revisar

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fabiana Lazzari, Universidade de Brasília

Professora Adjunta do Departamento de Artes Cênicas-CEN e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas-PPGCEN, do Instituto de Artes-IdA, da Universidade de Brasília - UnB. Coordena o Projeto de Extensão de Ação Continuada LATA-Laboratório de Teatro de Formas Animadas e do Grupo de Pesquisa vinculado ao CNPq-LATA/UnB. Doutora e Mestre em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro-PPGT, da Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC. Licenciada em Educação Artística-Habilitação em Artes Cênicas (UDESC). Bacharel em Educação Física (UDESC). Atriz, Sombrista, Arte-educadora, Gestora e Produtora Cultural e fundadora da entreAberta Cia Teatral e do SKIA-Espaço da Sombra.

Paulo Balardim, Santa Catarina State University

Professor Associado na área de Prática Teatral-Teatro de Animação, no Departamento de Artes Cênicas e no Programa de Pós-Graduação em Teatro do Centro de Artes-CEART da Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC. Coordena o Programa de Extensão Formação Profissional no Teatro Catarinense. Pós-Doutorado em Teatro de Animação (Université Paul Valéry-Montpellier III), Doutor (PPGT/UDESC) e Mestre (PPGAC/UFRGS) em Artes Cênicas, Licenciado em Letras-Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (ULBRA).

Liliana Pérez Recio, Santa Catarina State University

Doutora pelo Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (2022), Bacharel em Teatro pelo Instituto Superior de Arte (2000) de Havana, Cuba, diretorat, atriz, Integrou o elenco do Teatro Nacional de Guiñol durante nove anos. Trabalhou como atriz no cinema, rádio e televisão em Cuba.  Fundou El Arca Teatro Museo de Títeres (2010) em Havana

References

GONÇALVES, José Reginaldo. Ressonância, Materialidade e Subjetividade: as culturas como patrimônios. In: GONÇALVES, José Reginaldo; GUIMARÃES, Roberta; BITAR, Nina. A Alma Das Coisas: Patrimônios, Materialidade e Ressonância. Rio de Janeiro: Mauad X, FAPERJ, 2013.

UNESCO. Convenção para a salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial. Paris: 2003. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/ConvencaoSalvaguarda.pdf. Acesso em: 26 fev. 2023.

IPHAN, Instrumentos de Salvaguarda. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/418. Acesso em: 26 fev. 2023.

Published

2023-03-03

How to Cite

LAZZARI, Fabiana; BALARDIM, Paulo; RECIO, Liliana Pérez. To preserve means to bring into the light. Móin-Móin Magazine - Studies in the Art of Puppetry, Florianópolis, v. 2, n. 27, p. 10–17, 2023. DOI: 10.5965/2595034702272022010. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/23387. Acesso em: 31 oct. 2024.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>