Submissões Abertas (Próximas Edições)
2023 / 01 - Dossiê Temático:
V.1, Ed. 28: Teatro de Bonecos africano e afrodiaspórico
Submissões até 31 de maio de 2023 / Publicação julho 2023
Na África existem cerca de 490 etnias diferentes, o que produz um panorama variado entre arte tradicional, popular, contemporânea ou acadêmica. Exemplo disso são as máscaras utilizadas em rituais, festividades e cerimônias, apreciadas em museus metropolitanos e que influenciaram a obra de diversos artistas ocidentais, num complexo movimento que ora passa pela inspiração, ora pelo saque dos patrimônios culturais e apropriação.
No Teatro de Bonecos desse imenso continente, temos também uma incrível variedade de formas, seja numa dimensão comunitária, itinerante ou profissionalizada em festivais e eventos, que perpassa tanto o tradicional quanto o inovador.
A influência das culturas presentes no continente africano é imensa e diversa por todo o mundo, em especial no Brasil, por constituir uma matriz cultural.
Sabemos que os regimes coloniais foram os responsáveis pelo fluxo da imigração forçada pelo contexto de escravidão que aqui se instaurou a partir do século XVI e que, pela via da cultura, protagonizaram séculos de resistências que ressoam até o presente.
Nesta edição sobre o Teatro de Bonecos africano e afrodiaspórico, convidamos pesquisadores e artistas a escreverem e compartilharem seus estudos e reflexões a respeito das influências, no panorama mundial, desse conjunto de valores, crenças e modos de agir oriundo das culturas africanas.
Quais trocas e sociabilidades, quais referentes estéticos foram construídos a partir de outros modos de ver o mundo, outras crenças e ideias? Como se encontra hoje a produção em Teatro de Bonecos nos países que compõem o continente africano? Quais são os diferentes tipos de produções que desenvolvem? Quais suas participações no contexto escolar, comunitário e cosmogônico? Como se produz e se garante hoje a transmissão de suas práticas e saberes tanto em espaços formais como não formais? Quais são suas perspectivas futuras? Quais as tensões entre fazeres tradicionais e assimilação de procedimentos ocidentais? Quais os impactos das mídias na produção e circulação das produções? Onde percebemos a influência do Teatro de Bonecos africano no Teatro de Formas Animadas brasileiro e latino-americano? Quais artistas/grupos brasileiros utilizam temas conexos/estéticas ou influência africana em seus espetáculos? Quais abordagens possíveis de aproximação às matrizes afrodiaspóricas encontramos hoje? Quais as potências e qual é o papel dessas referências no trabalho para uma educação antirracista e anticolonial? Quais as fronteiras entre pesquisa, interculturalidade e apropriação colonial?
Esperamos que este conjunto de provocações estimule a produção acadêmica sobre essas e outras questões dentro da temática.
Acesso ao site da Revista Móin-Móin:
https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin
Diretrizes para autores:
https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/about/submissions#authorGuidelines
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