Resenha: Teoria de moda: sociedade, imagem e consumo

Autores/as

  • Daniela Novelli Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC
  • Taísa Vieira Sena Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x01012008072

Resumen

Mara Rúbia Sant'Anna é autora da obra Teoria de moda: sociedade, imagem e consumo, publicada no Brasil em 2007, pela editora Estação das Letras. Situando o discurso sobre a moda na dimensão presentista do mundo contemporâneo, através de um estudo consistente, a autora relaciona de forma inovadora modernidade, moda e aparência, qualificando e caracterizando a sociedade contemporânea ocidental como uma sociedade de moda.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniela Novelli, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC



Citas

BARTHES, Roland. Imagem e moda: Inéditos. São Paulo: Martins Fontes. 2005. v.3.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução. In.: Os Pensadores, vol. XLXIII, São Paulo: Victor Civita, 1975.

BAUDELAIRE, Charles Pierre. Sobre a modernidade. São Paulo: Paz e Terra. 1996.

GIDDENS, Anthony. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Unesp. 1991.

ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo: Editora 34. 1996. v.1.

JAUSS, Hans Robert. A estética da recepção: colocações gerais. In: LIMA, Luiz Costa (Coord.) A leitura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1979.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efímero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das letras. 1991.

MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedade de massa. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 1987.

MUKAROVSKY, Jan. Teoria da Arte. Lisboa: Estampa, 1998.

SEVCENKO, Nicolau. A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

SOUZA, Gilda de Mello e. O espírito das roupas: a moda do século dezenove. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

WILSON, Elizabeth. Enfeitada de sonhos. Rio de Janeiro: Edições 70. 1985.

Publicado

2008-01-01

Cómo citar

NOVELLI, Daniela; SENA, Taísa Vieira. Resenha: Teoria de moda: sociedade, imagem e consumo. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 1, n. 1, 2008. DOI: 10.5965/1982615x01012008072. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7582. Acesso em: 15 may. 2024.

Número

Sección

Resenha