Intertextualidades interlinguísticas: alguns parâmetros para análises correlacionais.
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630222018120Resumo
Neste ensaio se tem como objetivo refletir sobre as relações existentes entre textos artísticos e estéticos, sejam eles expressos em uma mesma linguagem ou em linguagens distintas, das artes visuais ao cinema, da propaganda ao design, da moda de rua à moda das revistas, a fotografia em suas diversas modalidades, inclusive no jornalismo, das imagens efêmeras do teatro até as “imagens” sonoras da música, ou da miscigenação entre elas. Isto porque acreditamos que, ao acessar os modos de funcionamento da instauração dos efeitos de sentido em um texto qualquer, se enriquece e estimula o acesso a diferentes textos e linguagens, entre outras possibilidades. É um tema inesgotável e quase nunca explorado no ensino de arte e aqui propomos parâmetros para análises comparativas.Downloads
Referências
CALABRESE, Omar. Fra parole e imagine: metodologie ed esempi di analisi. Milano: Mondadori, 2008.
GREIMAS, Algirdas. J. & Joseph. COURTÉS, Dicionário de Semiótica. São Paulo: Cultrix, 1989.
FIORIN, José. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2008.
GENETTE, Gérard. "La transtextualité ou l'intertextualité redéfinie". In: RABAU, Sophie. L'Intertextualité. Paris: Flammarion, 2002.
KRISTEVA, Julia. "L'acte de naissance de l'intertextualité ou l'espace de la signification". In: RABAU, Sophie. L'Intertextualité. Paris: Flammarion, 2002.
MUKAROVSKÝ, Jan. Escritos sobre Estética e Semiótica da Arte. Lisboa: Estampa, 1988.
OLIVEIRA, Ana. C. "A Estesia como Condição do Estético". In: OLIVEIRA, A. C. & E. LANDOWSKI, eds., Do Inteligível ao Sensível: em torno da obra de Algirdas J. Greimas. São Paulo: EDUC, 1995.
HJELMSLEV, Louis. Ensaios Linguísticos. São Paulo: Perspectiva, 1991.
HJELMSLEV, Louis. Prolegômenos a uma Teoria da Linguagem. São Paulo, Perspectiva, 2009.
RABAU, Sophie. L'Intertextualité. Paris: Flammarion, 2002.
RAMALHO E OLIVEIRA, Sandra R. Leitura de Imagens para a Educação. São Paulo: COS/PUC, 1998. Tese de Dout.
RAMALHO E OLIVEIRA, Sandra. Imagem também se lê. São Paulo: Rosari, 2009. 2a.reimpr.
RAMALHO E OLIVEIRA, Sandra. Intertextualidades: sentidos gerados nos espaços entre imagens distintas. In: RAMALHO E OLIVEIRA, Sandra; VANDRESEN, Monique; SCOZ, Murilo. (Orgs.). Desafios de Pesquisa em Design. Florianópolis: Ed. da UDESC, 2016, p. 89-115.
SANTAELLA. Lúcia. "Palavra, Imagem & Enigmas". Dossiê Palavra/Imagem. São Paulo, (16): 36-51, dez./fev., 1992-3.
SOURIAU, Étienne. A Correspondência das Artes. São Paulo: Cultrix/USP, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite:
1. Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
2. Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.De acordo com os termos seguintes:
1. Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
2. Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita -
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.