Moda na era digital: explorando as tendências do metaverso, NFTs e sustentabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630722023e3530

Palavras-chave:

Moda digital, Metaverso e Nft, Sustentabilidade

Resumo

O artigo decorre de uma pesquisa exploratória sobre tendência de digitalização e virtualização do mundo e objetiva fomentar a discussão sobre este fenômeno na moda, buscando compreender como ocorreu este processo desde os materiais, inovações têxteis, processos produtivos a sua desmaterialização total. Desmaterialização esta acelerada pela tecnologia digital, transformando as interações, ampliando a migração de produtos para serviços, “tolkinizando” as “coisas”, enfim, substituindo o tangível pelo intangível. Como metodologia de pesquisa temos a netnografia e a descrição de um percurso metodológico que utilizou a própria internet, como local de produção de dados. Como resultado, observamos que a inserção da moda no universo digital se deu primeiro, por diferentes tecnologias que agilizaram o processo produtivo, depois por sua aproximação da área dos jogos, seguindo para desenvolvimento de produtos digitais (cards, filtros, dentre outros) vendidos como NFTs e sua inclusão nos espaços virtuais conhecidos como metaverso. Esta digitalização e virtualização da moda amplifica sua propriedade de se colocar como forma de comunicação destacando o elemento simbólico do vestir digital na interação dos sujeitos e de reflexo da sociedade na qual as interações no ambiente virtual é uma realidade cada vez mais constante, partindo do pressuposto que a internet se constitui um espaço de interação social,
inclusive para moda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taisa Vieira Sena, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Comunicação e Semiótica PUCSP (2015), mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi (2011), especialista em Marketing e Gestão Empresarial pela UFSC (2001) Bacharel em Moda Com Habilitação em Estilismo pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2000). Atualmente é diretora executiva da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisa em Moda, vice-presidente do Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda, coordenadora da Pós-graduação de Modelagem Plana e Moulage para Moda e professora da graduação em Design de Moda da Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR.

Referências

ABRÃO, Jorge Antônio M. O virtual é o novo real? A virtualização do cotidiano a partir de um olhar interacionista. ComCiencia. set de 2020. Disponível em https://www.comciencia.br/o-virtual-e-o-novo-real-a-virtualizacao-do-cotidiano-a-partir-de-um-olhar-interacionista/. Acesso mar. 2021.

AMORIM, Wadson Gomes; BOLDT, Rachel Sager. Moda Virtual: aceleração no processo de transformação digital devido à pandemia de COVID-19, p. 1088-1101 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020. Disponível em https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/moda-virtual-acelerao-no-processo-de-transformao-digital-devido-pandemia-de-covid-19-35907 , acesso mar 2022.

ARAÚJO, Mariana; BROEGA, Ana Cristina; MOTA-RIBEIRO, Silvana. Sustentabilidade na moda e o consumo consciente. In: XIX Seminário Acadêmico da APEC. 19 e 20 de junho de 2014, Barcelona, Catalunha. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/34492/1/APEC2014_MAraujo%20CBroega%20SMRibeiro.pdf. Acesso em 20 mar 2021.

ASSUNÇÃO, Luxas. Moda Digital: Tudo o que Você Precisa Saber Sobre os Novos Avanços da Indústria. 2021 Disponível em: https://ffw.uol.com.br/noticias/tecnologia/moda-digital-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-os-novos-avancos-da-industria/ Acesso em 17 jul 2021.

ASPI. Revista quadrimestral. nº 11. Dezembro/2021.

BAUDRILLARD, Jean. The Matrix decoded: Le Nouvel Observateur interview with Jean Baudrillard [2003]. Aude Lancelin (interviewer). International Journal of Baudrillard Studies. Vol. 1, n. 2, July 2004. Disponível em <https://www2.ubishops.ca/baudrillardstudies/vol1_2/genosko.htm>

BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e Simulação. Tradutora Maria João da Costa Pereira. Lisboa: Relógio D’água, 1981.

BELL, Andrea. O consumidor do futuro 2022. WGSN. 2021. Disponível em: https://www.wgsn.com/wp-content/uploads/el-consumidor-do-futuro-2022-WGSN-pt.pdf . Acesso em: 16 ago. 2021.

BOELLSTORFF, Tom. For Whom the Ontology Turns: Theorizing the Digital Real, Current Anthropology. vol 57, n 4. 2016. Disponível em https://www.journals.uchicago.edu/doi/pdf/10.1086/687362 Acesso. 22 nov 2022.

BORGES, Hélyda Moura; MAIA, Rodrigo da Silva. O impacto do uso do smartphone e das redes sociais na atenção, memória e ansiedade de estudantes universitários: revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 11, n. 15, (CC BY 4.0). DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i15.37422 1, 2022.

DECRYPT. O que é Decentraland e por que o jogo se tornou o centro do metaverso? Portal Bitcoin. Dez 2021. Disponível em: https://portaldobitcoin.uol.com.br/o-que-e-decentraland-e-por-que-e-um-metaverso-tao-importante/ Acesso em fev 2022

ELETRONIC ARTS. The Sims™ 3 Diesel Coleção de Objetos. Disponível em https://www.ea.com/pt-br/games/the-sims/the-sims-3-diesel-stuff. 2012. Acesso mar 2020

ESTEVÃO, Ilca Maria. Black Mirror? Marcas vendem roupas que só existem digitalmente. Metrópoles. jul 2019. Disponível em https://www.metropoles.com/colunas/ilca-maria-estevao/black-mirror-marcas-vendem-roupas-que-so-existem-digitalmente. Acesso em mar 2020

EUROMONITOR. 10 principais tendências globais de consumo 2022. 2022 [Online] E-book Disponível em https://go.euromonitor.com/white-paper-EC-2022-Top-10-Global-Consumer-Trends-PG.html. Acesso: em 20 fev 2022

BRUNO, F. Da S. A quarta revolução industrial do setor têxtil e de confecção: a visão de futuro para 2030. São Paulo: Esração das Leras e Cores, 2017.

FFW. Moda.com: elegemos as melhores apresentações da temporada digital. 2020 Disponível em: . Acesso em: 22 jul. 2020.

FFW. Nike adquire empresa de sneakers digitais RTFKT. 2021. Disponível em: https://ffw.uol.com.br/noticias/tecnologia/nike-adquire-empresa-de-sneakers-digitais-rtfkt/ Acesso em: 16 maio. 2022.

FRANÇA, Rosimara Oliveira. Consumo colaborativo em plataformas de social commerce: investigando o impacto das motivações na relação entre confiança e experiências sociais. Dissertação de Mestrado. PPG em Administração da Universidade Federal de Campina Grande. UFCG, 2022.

GABRIEL, Martha. Inteligência Artificial: do zero ao metaverso. São Paulo: Atlas, 2022.

INDÚSTRIA 4.0. Arcabouço normativo para a implementação da Indústria 4.0 no Brasil. Série Documentos Técnicos, 29. Brasília, DF: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2021.

KAGERMANN, H.; WAHLSTER, W; HELBIG, J.: Recommendations for implementing the strategic iniciative INDUSTRIE 4.0: Final Report of the Industrie 4.0 Working Group. Forschungs Union & Acatech, Alemanha, 2013.

KELLY, Kevin. Inevitável: as 12 forças tecnológicas que mudarão nosso mundo. São Paulo, HSM Editora: 2017.

KERCHERDO, Sofia. Impacto ambiental, furos jurídicos e apagões: conheça o “lado obscuro” dos NFTs. CNN Brasil Business. Fev 2022. Disponíel em https://www.cnnbrasil.com.br/business/impacto-ambiental-furos-juridicos-e-apagoes-conheca-o-lado-obscuro-dos-nfts/. Acesso em fev 2022.

KIEVEL, João Rodolfo Gustavo. Afinal, o que é NFT e por que ele é importante para a moda? Elle. mar de 2021. Disponível em https://elle.com.br/moda/nft-blockchain-e-a-moda. Acesso em: maio 2021.

KIRNER, Claudio e SISCOUTTO, Robson Augusto. Realidade Virtual e Aumentada: Conceitos, Projeto e Aplicações. In: Livro do Pré-Simpósio IX Symposium on Virtual and Augmented Reality. Org. Kirner, Claudio e Siscoutto, Robson. Petrópolis – RJ, 28 de Maio de 2007. p. 2-21. Discponível em: http://www.de.ufpb.br/~labteve/publi/2007_svrps.pdf. Acesso em mar 2021.

KOZINETS, R. Netnografia: Realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso. 2014.

LANDOWSKI, Eric. Les interactions risquées. Nouveaux Actes Sémiotiques, n° 101-103, Limoges: Pulim, 2005.

LANDOWSKI, Eric. Presenças do Outro. Ensaios de Sociossemiótica. São Paulo: Perspectiva, 2002.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: A Moda e o seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

LOUIS VUITTON. A Louis Vuitton e a Riot Games são pioneiras em uma parceria inédita para o campeonato mundial de League Of Legends de 2019. Disponível em https://br.louisvuitton.com/por-br/magazine/artigulos/louis-vuitton-x-league-of-legends#the-film. Acesso mar 2020.

MAGRANI, Eduardo. A Internet das Coisas. Rio de Janeiro: FGV Editora.2018.

MARQUES, Xande. Tecnologia Fashion ou Moda Tecnológica?. New Order. dez 2016. Disponível em https://medium.com/neworder/tecnologia-fashion-ou-moda-tecnologica-2cc7f03f6ed4? Acesso em mar 2021.

MELLO, Ana Clara C. “Enjoei da pandemia”: uma análise do consumo de segunda mão dua=rante o distanciamento social. Dissertação de Mestrado. PPG em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. UFRJ, 2021.

MENDES , Adler Ariel Moreno. Mais que um jogo: consumo de skins por mulheres no Game League Of Legends. Dissertação de Mestrado. PPG em Mídia e Cotidiano. Universidade Federal Fluminense. UFF, 2019.

MENDONÇA, Ronan D.; CAMPOS, Josué N.; VIEIRA, Luiz F. M. et al.. Tokens Não Fungíveis (NFTs): Conceitos, Aplicações e Desafios. s/ref. 2022.

MENOTTI, Gabriel. A METAFÍSICA DO NFT E A TECNOCOLONIZAÇÃO DA AUTENTICIDADE. REVISTA DO CENTRO DE PESQUISA E FORMAÇÃO. número. 13, dezembro 2021.

MESQUITA, Giuliana. Como A Inteligência Artificial Está Transformando A Moda. ELLE Fev/2021 Disponível em https://elle.com.br/como-a-inteligncia-artificial-est-mudando-como-se-faz-moda. Acesso em 20 mar 2021.

MISCIAGNA, Mathilde. A tecnologia está a moldar o futuro da indústria da Moda. Vogue Portugal. Mai 2021. Disponível em https://www.vogue.pt/moda-e-tecnologia-o-futuro-a-dois Acesso em jun 2021.

MORIN, Edgar. A Via para o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005.

OLHAR DIGITAL, Louis Vuitton lança coleção inspirada em League of Legends. Disponível em https://olhardigital.com.br/2019/12/11/noticias/louis-vuitton-lanca-colecao-inspirada-em-league-of-legends/ Acesso em 20 mar 2020.

OLIVEIRA, Bárbara Maria Melo de. Arquitetura no metaverso: uma análise sobre os agentes de produção nos ambientes digitais. UNIESP: Cabedelo, PB, 2022. Disponível em < https://www.iesp.edu.br/sistema/uploads/arquivos/publicacoes/arquitetura-no-metaverso-uma-analise-sobre-os-agentes-de-producao-nos-ambientes-digitais-autor-a-oliveira-barbara-maria-melo-de-.pdf>.

PEREZ, Clotilde; ASSIS, Evange Elias. Consumo das mulheres no e-commerce durante a pandemia da Covid-19: características, influências e desafios. Anais do Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação; 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2020.

PESSERL, Alexandre NFT 2.0: blockchains, mercado fonográfico e distribuição direta de direitos autorais. RRDDIS – Revista Rede de Direito Digital, Intelectual & Sociedade, Curitiba, v. 1 n. 1, p. 255-294, 2021. Disponivel em https://revista.ioda.org.br/index.php/rrddis/article/view/14/11. Acesso em mar 2022.

PAIVA, Iasmin & RIGA, Matheus. Os 10 NFTs mais caros da história. Forbes Tech. abr 2021. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-tech/2021/04/os-10-nfts-mais-caros-da-historia/ acesso jul 2021.

PRENSKY, Marc. Nativos e Inmigrantes Digitales. Madrid: distribuidora Sek S.A., 2010.

RAJÃO, Andreia Filipa Fernandes. Influência da pandemia no comportamento do consumidor online: os novos hábitos de consumo dos portugueses. Dissertação de Mestrado. ISCA do Porto. PPORTO, 2021.

REUTERS, Moda em NFT: por que as pessoas pagam dinheiro real por roupas virtuais. G1 Economia. Ago 2021. Disponível em https://g1.globo.com/economia/tecnologia/inovacao/noticia/2021/08/12/moda-em-nft-por-que-as-pessoas-pagam-dinheiro-real-por-roupas-virtuais.ghtml. Acesso em fev 2022.

RUSSEL, Stuart; NORVIG, Peter. Inteligência Artificial. 2. Ed. Rio de Janeiro: Campos, 2004.

SEBRAE. METAVERSO: o que é, como funciona e como aplicar aos pequenos negócios. s/ ref.

SEMPRINI, Andrea. La Marque. Paris: Presses Universitaires de France (PUF), 1995.

SOARES, Samara S D; & STENGEL , Márcia. Netnografia e a pesquisa científica na internet. Psicol. USP 32 • 2021, disponível em https://www.scielo.br/j/pusp/a/W5cDdNM99Bk9btBs6ffx45G/# Acesso: 22 jan 2022.

SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. Porto Alegre: Bookman, 2002.

TEIXEIRA, Irenides et al..NOMOFOBIA: os impactos psíquicos do uso abusivo das tecnologias digitais em jovens universitários. Revista Observatório. Vol. 5, n. 5, Agosto. 2019DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p209, 2019.

Downloads

Publicado

2023-07-24

Como Citar

SENA, Taisa Vieira. Moda na era digital: explorando as tendências do metaverso, NFTs e sustentabilidade. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 1–26, 2023. DOI: 10.5965/25944630722023e3530. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/23530. Acesso em: 27 abr. 2024.