https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/issue/feedRevista de Ensino em Artes, Moda e Design2023-05-21T00:00:00-03:00Mara Rúbia Sant'Annareamd.ceart@udesc.brOpen Journal Systems<p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt;">Periódico de Artes, Moda e Design, vinculado a programas de pós-graduação da Udesc, UFC, UFRPE e UFPE e ABEPEM.<br /><strong>ISSN</strong>: 2594-4630<br /><strong>Periodicidade</strong>: contínua<br /><strong>Ano de criação</strong>: 2017</p>https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/23536Análise dos figurinos do filme Marighella2023-05-08T19:26:06-03:00Maria Cecília Amaral Pintoceciliamaral.miribel@gmail.com<p>O presente artigo traz uma análise sobre o traje de cena no universo cinematográfico, a partir do filme Marighella, que tem a composição de figurinos desenvolvida pela figurinista Verônica Julian, que traz um trabalho minucioso e dedicado na produção junto a toda uma equipe. Com narrativa inspirada na biografia do guerrilheiro baiano Carlos Marighella, o longa-metragem, dirigido por Wagner Moura, escolhe retratar os últimos cinco anos de vida do fundador da Ação Libertadora Nacional. O estudo dos figurinos é pautado principalmente na obra de teóricos do cinema e também do traje de cena, e em entrevista realizada com a figurinista pela autora. A partir das referências e do material analisado foi possível entender melhor a escolha do guarda roupa dos personagens, bem como o emprego de cores e materialidades aplicadas a cada um deles e perceber a importância da integração e harmonia entre o figurino, o cenário e a produção artística como um todo para a composição visual de um filme.</p>2023-05-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Maria Cecília Amaral Pintohttps://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/23546Notas para queerizar os estudos sobre modas não binárias2023-04-12T11:11:05-03:00Natalia Rosa Epaminondasnrosae@gmail.comPaulo de Oliveira Rodrigues Juniorpaulo.orjr@gmail.com<p>Este artigo tem como objetivo a defesa de uma postura metodológica de utilizar fontes queer para estudar projetos não binários em moda. Apresenta alguns conceitos da teoria queer e decolonial para analisar a binariedade e a não binariedade da moda, a partir de Lauretis (1994), Butler (2012[1990]), Foucault (1988) e Vergueiro (2018). Em seguida, propomos uma abordagem qualitativa a partir de estudo de caso, analisando as narrativas do designer de moda Fabio Costa e da artista e designer de moda Vicenta Perrotta a respeito de suas produções de moda não binária. Entre os resultados, identificamos que a experiência pessoal e sua trajetória como LGBTQIAPN+ refletem nas produções de moda e de vestir dessus criadores, de forma que, além de objeto de estudo, elus se tornam também fonte epistemológica para pesquisas em moda não binária.</p>2023-05-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Natalia Rosa Epaminondas, Paulo de Oliveira Rodrigues Juniorhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/23565Reflexões sobre os escritos de Anni Albers: interações entre design moderno e têxteis andinos2023-05-08T14:11:10-03:00João Victor Brito dos Santo Carvalhovictorbritojoao19@gmail.comAntonio Takao Kanamarukanamaru@usp.br<p>Este artigo se debruça sobre algumas das reflexões de Anni Albers acerca do design e do pensamento projetual têxtil moderno – sistematizados em seus escritos ao longo de sua trajetória na Bauhaus e no Black Mountain College – para fazer considerações em torno de três temas principais dentro de seu trabalho: a retórica funcionalista, a centralidade da matéria-prima no pensamento projetual têxtil moderno e interações entre design e formas culturais vernaculares e tradicionais. São empregados a revisão bibliográfico-documental e levantamentos em acervos museológicos físicos e virtuais, com o objetivo de que tais reflexões possam fomentar o pensamento crítico em torno do design têxtil moderno, seu processo histórico de conformação e, principalmente, suas interações com culturas locais.</p>2023-05-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 João Victor Brito dos Santo Carvalho, Antonio Takao Kanamaruhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/23539Figurinos digitais: a produção e a representação holográfica em Abba Voyage2023-04-12T12:06:17-03:00Paula Regina Puhlpaula.puhl@pucrs.brSamara Kalilsamarakalil@gmail.com<p>O presente estudo objetiva compreender o papel do figurino na representação holográfica/avatares dos integrantes do ABBA no espetáculo “ABBA Voyage” (2022). Elaborados por B. Åkerlund, em conjunto com marcas, como a Dolce & Gabbana, os trajes tiveram a aprovação da banda para posterior digitalização. Traz uma análise sobre os figurinos do show “Abba Voyage”, através de postagens no perfil oficial no Instagram (@abbavoyage), entre agosto/2021 e outubro/2022, registros oficiais e imprensa especializada, para elencar os principais destaques utilizados para potencializar a representação visual dos artistas. Infere-se que os figurinos são fundamentais na linguagem visual do ABBA e, o uso de tecnologias emergentes, continuam a manter a imagem pop do grupo, sendo um norte de contato no reconhecimento dos artistas</p>2023-05-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Paula Regina Puhl, Samara Kalilhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/23564O ensino e aprendizagem da modelagem do vestuário: uma revisão sistemática de literatura2023-04-12T12:00:17-03:00Mara Rubia Theismarubiat@ifsc.edu.brEmanoela Mardulaemanoela@ifsc.edu.brEugenio Andrés Díaz Merinoeugenio.merino@ufsc.br<p>O objetivo deste estudo concentra-se em sintetizar e sistematizar pesquisas científicas nacionais e internacionais que apresentem diretrizes e estratégias didáticas para o processo ensino e aprendizagem de modelagem de roupas. Por meio de uma abordagem qualitativa, realizou-se uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) em bases de dados de teses e dissertações, artigos científicos, em periódicos e anais de eventos. Para o recorte temporal foi estipulada a coleta de documentos publicados entre os anos de 2010 e 2022. Foram identificados um total 625 documentos dos quais, após a análise dos metadados, 173 documentos foram classificados em cinco categorias: ensino e didática, métodos, ergonomia, tecnologia e matemática. A partir da análise indutiva de 36 documentos da categoria ensino e didática, os dados foram sintetizados e sistematizados em cinco subcategorias: as metodologias pedagógicas e ferramentas inovadoras; a interdisciplinaridade; as dimensões do corpo e a antropometria; tecnologia e recursos educacionais; a integração da modelagem de roupas ao processo criativo.</p>2023-05-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Mara Rubia Theis, Emanoela Mardula, Eugenio Andrés Díaz Merino