Das leis da inclusão social à concretização de direitos: dilemas vivenciados na escola

Autores

  • Eliane do Prado Universidade do Estado de Santa Catarina image/svg+xml
  • Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317813022017199

Palavras-chave:

Inclusão, Educação, Formação, Escola,

Resumo

Este artigo tem por objetivo problematizar questões da educação especial com as políticas públicas considerando as experiências de docência no contexto escolar.  Conta com a análise do contexto sócio-histórico, apoiando-se nas concepções de Mészáros (2005), Saviani (2008), Mazzeo (2015), Evangelista (2014) e Bueno (1999). Analisa anotações do diário de campo construído no cotidiano escolar, confrontando com as leis de inclusão da pessoa com deficiência, encontradas com facilidade nas esferas municipal, estadual e federal com a realidade vivenciada na escola, em particular na Escola de Educação Básica Frei Caneca do município de Lebon Régis-10a Gerência, Caçador-SC. Espera-se que o artigo contribua para ampliar a compreensão da realidade vivenciada não somente pelos alunos com deficiência, mas também pelos professores e comunidade escolar. Como resultados dessa análise pode-se evidenciar entre outros aspectos: que o governo necessita ampliar os investimentos e acelerar os processos de gestão; que há necessidade de uma reflexão voltada ao fato do governo responsabilizar unicamente a escola e os professores pela inserção de qualidade das pessoas com deficiência nas escolas; negação da divisão de classes e interesses por parte de organismos nacionais e internacionais por meio de um discurso político distorcido que prega que escola inclusiva gera sociedade inclusiva. 

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Biografia do Autor

Eliane do Prado, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Pedagogia Educação Infantil e Séries Iniciais pela Universidade do Contestado (2003), Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais também pela Universidade do Contestado no ano de 2006 com ênfase (monografia) em História do Contestado. Atualmente é funcionária estadual efetiva da EEB Frei Caneca como Assistente Técnico Pedagógico desde o ano de 2006. Sua experiência na Educação é no ensino regular e na Educação Especial onde trabalhou por cinco anos. Concluiu especialização em Arte no Campo pela Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC, bolsista do CNPq e outra especialização em Educação Especial Inclusiva pela UNOPAR . Atualmente cursa Mestrado em Educação pela UDESC, Universidade Estadual de Santa catarina, na linha de pesquisa Políticas Educacionais, Ensino e Formação. Título do trabalho de pesquisa:AS ARTES VISUAIS NA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM/LEITURA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Educação Artística pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) na linha de mídia e conhecimento. É professora titular do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina. Atua como professora do Mestrado e doutorado em Artes Visuais da UDESC. Linha de investigação Ensino de Arte. É autora do livro A Formação de Professores de Arte: diversidade e complexidade pedagógica. Atualmente coordena em conjunto com a professora doutora Regina Finck Chambeck o PIBID Interdisciplinar da UDESC.

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Publicado

01-08-2017

Como Citar

PRADO, Eliane do; SILVA, Maria Cristina da Rosa Fonseca da. Das leis da inclusão social à concretização de direitos: dilemas vivenciados na escola. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 199–219, 2017. DOI: 10.5965/1984317813022017199. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/9553. Acesso em: 5 dez. 2024.

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