Uma revisão do teatro infantil: entre o teatro escolar e o espetáculo de arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103362019484

Palavras-chave:

Dramaturgia, Teatro infantil, Teatro escolar, Infância

Resumo

O presente artigo propõe uma revisão histórica do teatro infantil brasileiro, debruçando-se principalmente sobre a produção dramatúrgica voltada à criança na primeira metade do século XX. Tem-se como fito inventariar um marcante acontecimento referente a essa história, a saber, a ramificação da ideia de teatro infantil em duas práticas: o teatro infantil escolar, realizado por crianças em contextos educativos, e o teatro infantil de arte, espetáculos para crianças representados em contextos profissionais e comerciais por artistas adultos. Atrelado a isso, está o interesse em analisar os ecos contemporâneos dessa cisão. 

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Biografia do Autor

Sidmar Silveira Gomes, Universidade de São Paulo (USP)

Graduação em Licenciatura Plena em Artes Cênicas e Mestrado na área de Pedagogia do Teatro pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Doutorado na Área de Filosofia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2019-12-13

Como Citar

GOMES, Sidmar Silveira. Uma revisão do teatro infantil: entre o teatro escolar e o espetáculo de arte. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 36, p. 484–504, 2019. DOI: 10.5965/1414573103362019484. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15478. Acesso em: 29 mar. 2024.