Equipe Editorial

Editora-chefe

Vera Collaço, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC, Brasil

Editores associados

  • Daiane Dordete S. Jacobs, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC, Brasil
  • Stephan A. Baumgartel, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC, Brasil
  • Maria Brígida Miranda, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC, Brasil
  • Tereza Mara Franzoni, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC, Brasil

Equipe de Apoio Editorial

     a. Editorde projetos de design e comunicação 

              Marcelo Pires de Araujo – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

      b.  Editores técnicos

         1. Comunicação e mídias sociais 

  •  Cleilson Queiroz (PPGT/UDESC)
  •  Mayra Montenegro (PPGT/UDESC)
  •  Eduardo Medeiros (PPGT/UDESC)
  •  Daiana Roberta (PPGT/UDESC)
  •  Yolanda Sais (PPGT/UDESC)

Conselho Editorial  (2021-2022)

  1. Alba Vieira – Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, MG, Brasil
  2. Ana Bernstein – Universidade Federal do Estado do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), RJ, Brasil
  3. Beti Rabetti - Universidade Federal do Estado do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), RJ, Brasil
  4. Cassiano Sydow Quilici – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil
  5. Christina Baker – Temple University – USA
  6. Evelyn F. Werneck Lima - Universidade Federal do Estado do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  7. Flávio Desgranges – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC, Brasil
  8. Gláucio Machado Santos – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UDRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  9. Gonzalo Vicci Giabotti – Instituto Escuela Nacional e Bellas Artes (UDeLaR), Montevidéu, Uruguai
  10. Isabel Maria Gonçalves Bezelga – Universidade de Évora, Évora, Portugal
  11. Mario Fernando Bolognesi – Universidade  Estadual Paulista (UNESP), São Paulo, SP, Brasil
  12. Mirna Spritzer – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil
  13. Narciso Telles - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil
  14. Renato Ferracini – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil
  15. Rodrigo Benza Guerra – Pontificia Universidad Católica del Peru (PUCP), Lima, Peru
  16. Rosyane Trotta - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), RJ, Brasil
  17. Tiago de Brito Cruvinel – Instituto Federal de  Minas Gerais (IFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil
  18. Walter Lima Torres – Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil

Conselho de Pareceristas/Avaliadores

A Urdimento possui um corpo oitenta e nove (89) pareceristas/avaliadores, cuja lista nominal pode ser acessada na página da Urdimento no link avaliadores. E nos diferentes números da revista consta lista nominal dos pareceristas que analisaram os artigos e textos publicados nos respectivos números.

Equipe Editorial da Urdimento – papéis e funções

Editora-chefe – Suas funções subdividem-se em questões éticas e gerenciais da  Urdimento.

  1. Questões éticas a serem levadas em consideração:
  • Avaliar manuscritos submetidos sem levar em conta raça, sexo, identidade de gênero, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, nacionalidade, regionalidade, posicionamento político ou ideológico e perspectivas teóricas dos autores, e sem se deixar influenciar pela obtenção de vantagens pessoais, comerciais ou de fontes de receita.
  • Manter em sigilo toda e qualquer informação sobre os trabalhos submetidos, exceto em relação aos avaliadores e a equipe editorial.
  • Decidir, em última instância, quais trabalhos serão publicados, adotando como critério de decisão as diretrizes e as normas do periódico e considerando (mas não sendo obrigado a acatar) a avaliação dos pareceristas.
  • Não usar em pesquisas próprias, sem consentimento expresso e por escrito dos autores, informações contidas em manuscritos submetidos ao periódico.
  • Recusar a avaliação de manuscritos em relação aos quais se configure conflito de interesses devido a questões competitivas, colaborativas ou de outra natureza, por meio de relacionamento do editor com autores, empresas ou instituições ligadas aos manuscritos.
  • Acolher reclamações sobre aspectos éticos ou de conteúdo incorreto a respeito de manuscritos submetidos ou trabalhos publicados. Tomar as medidas necessárias, de acordo com as recomendações da ABEC (Associação Brasileira de Editores Científicos) para o tratamento das reclamações apresentadas.
  1. Questões gerenciais a serem realizadas:
  • Fixar, juntamente com os Editores Assistentes e os Conselhos Consultivo e Editorial, a política editorial.
  • Gerenciar os procedimentos editoriais e a publicação dos volumes por meio do Open Journal Systems (OJS3), controlando o fluxo de submissões feitas, a avaliação dos artigos pelos pares, a divulgação eletrônica após o lançamento dos volumes, as edições de texto e layout.
  • Receber, cadastrar, organizar, arquivar e controlar o trâmite dos artigos submetidos, em avaliação e aprovados ou rejeitados para publicação.
  • Indicar pareceristas, integrantes do Corpo de Avaliadores ou ad hoc, para a avaliação de manuscritos submetidos à Urdimento.
  • Realizar a verificação de similaridades nos artigos submetidos quando solicitado pelos Editores-chefes, por meio de software específico de verificação de plágio, disponibilizando relatório para embasamento da tomada de decisão quanto à originalidade e ineditismo do texto.
  • Assessorar o envio dos arquivos, bem como dos pareceres ou qualquer comunicação relativa aos artigos durante o trâmite editorial.
  • Encaminhar os artigos aprovados e controlar o fluxo durante os processos de revisão de texto, normalização, diagramação e publicação.
  • Exercer funções administrativas gerais, tais como elaboração de correspondências, prestação de informações, dentre outras.
  • Manter contato com outras revistas acadêmicas, Instituições de Ensino Superior e Agências de fomento e Apoio a Publicações Científicas para divulgação da Revista.

Editores-Associados

  1. Participar das revisões da política editorial da revista em termos de escopo, procedimentos editoriais e questões relacionadas à ética e à integridade na pesquisa e publicação científica.
  2. Propor ações para aperfeiçoamento dos procedimentos, fluxos e instrumentos visando a melhoria dos processos e o crescimento da da Urdimento.
  3. Propor ou analisar propostas temas para os números temáticos.
  4. Indicar, juntamente com a Editora-chefe, avaliadores para a Urdimento.
  5. Contribuir, juntamente com a Editora-chefe, para a política editorial.
  6. Atuar, juntamente com a Editora-chefe, na captação de novos artigos.
  7. Zelar pela qualidade científica da revista.
  8. Primar pela ética profissional nas diferentes atividades realizadas.
  9. Realizar avaliação ad hoc quando demandado.

Conselho Editorial

 Grupo de pessoas encarregadas de analisar e propor mudanças nas diretrizes e no perfil politico-filosófico-editorial com a Editora-chefe e com os Editores Associados.

  1. Contribuir, juntamente com os Editores-chefes, para a política editorial.
  2. Zelar pela qualidade científica da Urdimento.
  3. Divulgar a revista junto a seus pares e em eventos científicos de sua área de atuação.
  4. Realizar avaliação ad hoc quando demandado.

Conselho de Pareceristas

            Representam um grupo de pessoas responsáveis pela seleção dos textos quem devem publicados na Urdimento, que se enquadram na politica editorial da revista.

  1. Os Pareceristas/Avaliadores deverão ser profissionais de reconhecida formação e experiência, preferencialmente doutores, de instituições de ensino superior e/ou pesquisa nacionais ou internacionais, com significativa produção científica nas áreas do escopo da revista.
  2. Ler, analisar e apresentar parecer científico, considerando as orientações definidas nas normas para publicação da Urdimento.
  3. Cumprir rigorosamente os prazos estabelecidos para o bom funcionamento do trâmite editorial.