Estímulo composto e pertencimento social: ficção, identidade e construção de vínculos entre adolescentes-atletas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102552025e0107

Palavras-chave:

pertencimento social, memória, Drama, identidade, teatro-educação

Resumo

Este artigo investiga como o sentimento de pertencimento pode ser compreendido e estimulado por meio de práticas teatrais. Com foco em uma experiência realizada com jovens atletas do Coritiba Foot Ball Club, a pesquisa partiu de fundamentos teóricos sobre pertencimento social e suas implicações na identidade e formação de vínculos afetivos. Inspirada em princípios do Drama, a proposta utilizou o estímulo composto como pré-texto para provocar uma imersão em situações ficcionais, despertando o senso de pertencimento em grupo. O artigo defende a centralidade do pertencimento como eixo para práticas educativas sensíveis, emancipadoras e comprometidas com a singularidade de cada sujeito.

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Biografia do Autor

Taylon Padilha Nizer, Universidade Estadual do Paraná

Mestrado em Artes e Graduação em Licenciatura Teatro pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná.

Robson Rosseto, Universidade Estadual do Paraná

Doutorado em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestrado em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Especialização em Fundamentos do Ensino da Arte pela Faculdade do Paraná (FAP/PR). Graduação em Educação em Artística – Habilitação em Artes Cênicas pela FAP/PR. Prof. Curso de Licenciatura em Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná.

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Publicado

31-08-2025

Como Citar

NIZER, Taylon Padilha; ROSSETO, Robson. Estímulo composto e pertencimento social: ficção, identidade e construção de vínculos entre adolescentes-atletas. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 55, p. 1–25, 2025. DOI: 10.5965/1414573102552025e0107. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/27327. Acesso em: 3 set. 2025.