Entre a mediação e a plataformização: desafios da educação patrimonial e do ensino de artes visuais em espaços expositivos
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234617422025e0007Parole chiave:
ensino de artes visuais, educação patrimonial, plataformização, escola pública, museusAbstract
Este artigo investiga os desafios e as possibilidades do ensino de artes visuais em articulação com museus e espaços expositivos, a partir da perspectiva da educação patrimonial brasileira e dos impactos da plataformização do ensino no estado do Paraná. A análise parte da constatação das desigualdades de acesso à cultura e da ausência sistemática do patrimônio cultural brasileiro no currículo escolar, revelando um cenário marcado pela fragilização das políticas públicas e pelo controle pedagógico exercido por plataformas digitais como o RCO+Aulas. Discutimos como as iniciativas voltadas à mediação cultural e ao acesso à arte nos espaços museológicos, muitas vezes, se limitam a estratégias superficiais de inclusão, desvinculadas de uma formação estética significativa. Argumentamos que, para que a educação patrimonial cumpra seu papel emancipador, é imprescindível garantir condições materiais adequadas, autonomia pedagógica docente e políticas públicas comprometidas com o direito à cultura e a fruição estética no espaço escolar e a partir dele.
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