Edições anteriores
-
A prática artística como pesquisa em educação
v. 15 n. 35 (2023)Organização: Prof. Dr. Elaine Schmidlin e Prof. Dr. Jociele Lampert (DAV e PPGAV)
Intensificar a pesquisa com/na/sobre arte em seus contágios com a Educação é a proposta para a chamada ao dossiê intitulado: A prática artística como pesquisa em educação. Quais os objetivos e os impactos destas investigações para o campo das artes visuais? Quais os atravessamentos entre práticas, artística e docente, que se pode potencializar? Convidamos artistas, professores e pesquisadores para escreverem sobre suas práticas entrelaçadas por investigações e metodologias baseadas no contexto, tanto do ensino quanto das artes visuais.
-
A terra dura: potências do sonho e arte
v. 14 n. 34 (2022)Oorganização: Profa. Dra. Alice Lino Lecci; Profa. Dra. Debora Pazetto, Profa. Dra. Marta Martins
Vivemos um momento de crise aguda do capital, no qual a produção e a pesquisa artísticas devem escutar os povos ou grupos que têm resistido bravamente nas margens do planeta. É preciso aprender com as práticas de resiliência, drible e luta dos povos da floresta, dos quilombolas, dos movimentos populares nas ocupações urbanas, das feministas comunitárias de Abya Yala, dos zapatistas. E uma das primeiras coisas que ensinam diz respeito à importância de alimentar “um outro lugar que a gente pode habitar além dessa terra dura: o lugar do sonho”, como diz Ailton Krenak. Sonhar, mas não como fantasia individual, e sim como método coletivo para disputar estética, teórica e politicamente pelos territórios materiais e simbólicos da imaginação e da produção de mundo. Como a arte entra nessa disputa pela libertação dos corpos e subjetividades capturados pelo sistema que os oprime e criminaliza suas diferenças?
-
A questão do detalhe na história da arte
v. 14 n. 33 (2022)Organização: Patricia Delayti Telles (Universidade de Évora e Universidade de Coimbra).
-
Formação de professores de artes no Brasil: problematizações a partir do projeto em rede observatório
v. 14 n. 32 (2022)Organização: Profa. Dra. Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva (UDESC)
Profa. Dra. Vera Penzo Fernandes(UFMS)
A presente proposta é resultado de pesquisas do Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte (OFPEA/BRARG) e da Rede Latino-Americana de Investigadores em Formação de Professores de Artes (LAIFOPA). Analisa, a partir da atual conjuntura, diferentes problemáticas relacionadas a formação de professores de Artes Visuais no Brasil e América Latina. Os estudos orientam-se pelo conceito de práxis na abordagem do materialismo histórico dialético, no entanto outras abordagens pós-críticas podem compor este número da revista. Busca discutir processos sociais que engendram diferentes proposta curriculares nacionais e internacionais, as condições de trabalho, a materialidade da profissão e diferentes aspectos da formação de professores de Arte. Agrega textos de pesquisadores da Região Norte, Sul, Centro-oeste, Sudeste e Nordeste brasileiro e de pesquisadores Argentinos e portugueses. A partir de chamada aberta também poderá receber outros estudos que problematizem as licenciaturas em Artes Visuais no Brasil e ou na América Latina. Os resultados das pesquisas são sistematizados com o objetivo de dimensionar mudanças e continuidades nos currículos da formação de professores de Artes Visuais e problematizar propostas curriculares contemporâneas que cerceiam a autonomia e a liberdade de criação na formação docente.
-
Escritas de artista e outras proposições
v. 13 n. 31 (2021)Organização: Prof. Dr. Raquel Stolf e Prof. Dr. Regina Melim
Investigações em torno da escrita, da leitura e da escuta, abordando articulações entre texto e som, numa relação com a publicação de artista e outros espaços da arte, bem como, com práticas e processos de escrita de pesquisas em arte.
-
Autorretratos críticos: o que me/nos/vos motiva?
v. 13 n. 30 (2021)Organização: Prof. Dr. Stéphane Huchet (UFMG)
Convidados especiais: Pierre-Henry Frangne, Laurent Bove, Paulo Herkenhoff
Editora chefe: Prof. Dra. Luana Wedekin (UDESC)
-
Dossiê Artes, tecnologias digitais e o ensino em tempos de isolamento social
v. 13 n. 29 (2021)Organização Mara Rúbia Sant'Anna
Convidadas especiais: Professoras Patrícia Weissman, Myriam Lemonchois, Virginie Ruppin e Maristani Zamperetti e os artistas Susano Correia e Carlos Donaduzzi.
Editoras de apoio Elisa Queiroz e Tatiane Rebelatto
-
Permeando Paisagens
v. 12 n. 28 (2020)Sandra Maria Correia Favero
Silvana Barbosa Macêdo
Organizadoras do Dossiê
Gabriel Augusto de Paula Bonfim
Editor de apoio
-
Linha Teoria e História da Arte
v. 12 n. 27 (2020)Dossiê "O ornamento nas artes visuais: temas e abordagens na pesquisa contemporânea".
Organização das professoras
Alice de Oliveira Viana (PPGAV-UDESC)
Luana Maribele Wedekin (PPGAV-UDESC) -
CORPO PERCURSO PAISAGEM
v. 12 n. 26 (2020)Organizadores:
Sandra Maria Correia Favero
Gabriel Augusto de Paula Bonfim