Entre a mediação e a plataformização: desafios da educação patrimonial e do ensino de artes visuais em espaços expositivos

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234617422025e0007

Mots-clés :

ensino de artes visuais, educação patrimonial, plataformização, escola pública, museus

Résumé

Este artigo investiga os desafios e as possibilidades do ensino de artes visuais em articulação com museus e espaços expositivos, a partir da perspectiva da educação patrimonial brasileira e dos impactos da plataformização do ensino no estado do Paraná. A análise parte da constatação das desigualdades de acesso à cultura e da ausência sistemática do patrimônio cultural brasileiro no currículo escolar, revelando um cenário marcado pela fragilização das políticas públicas e pelo controle pedagógico exercido por plataformas digitais como o RCO+Aulas. Discutimos como as iniciativas voltadas à mediação cultural e ao acesso à arte nos espaços museológicos, muitas vezes, se limitam a estratégias superficiais de inclusão, desvinculadas de uma formação estética significativa. Argumentamos que, para que a educação patrimonial cumpra seu papel emancipador, é imprescindível garantir condições materiais adequadas, autonomia pedagógica docente e políticas públicas comprometidas com o direito à cultura e a fruição estética no espaço escolar e a partir dele.

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Biographie de l'auteur

Thalita Emanuelle de Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina

Secretaria do Estado do Paraná - SEED-PR, Paraná/Brasil. Professora de Arte do quadro próprio do magistério do estado do Paraná desde 2009. Graduada em Arte-Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO-PR.Pós-graduada na área de Artes Visuais.Mestra em Arte pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, com mestrado profissional em arte PROF-Artes. Doutoranda em Artes Visuais (PPGAV-UDESC). Integrante ativa do Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina (OFPEA/BRARG). Membro do Grupo de Pesquisa Arte e Formação nos Processos Políticos e Contemporâneos (UDESC). Faz parte do Clube de Fotografia Sopro Coletivo (UDESC).

 

 

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Publiée

2025-10-17

Comment citer

SOUZA, Thalita Emanuelle de. Entre a mediação e a plataformização: desafios da educação patrimonial e do ensino de artes visuais em espaços expositivos. Palíndromo, Florianópolis, v. 17, n. 42, p. 1–37, 2025. DOI: 10.5965/2175234617422025e0007. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/27076. Acesso em: 22 oct. 2025.