O papel da internacionalização, das exportações e do mercado interno na economia da moda: o caso da indústria calçadista brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x18452025e0014

Palavras-chave:

indústria calçadista brasileira, iInternacionalização, exportações, economia pós-pandemia, mercado doméstico

Resumo

Este estudo visa identificar os principais temas e subtemas que caracterizam a dimensão econômica do setor calçadista brasileiro entre janeiro de 2022 e dezembro de 2023, bem como os resultados, desafios e tendências da indústria. Utilizando uma abordagem qualitativa com análise de conteúdo temática-categórica, foram analisados 21 relatórios mensais da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). Os achados destacam a importância da internacionalização e das exportações para a competitividade do setor. Empresas com estratégias diversificadas enfrentam melhor os desafios da globalização, mudanças nas preferências dos consumidores e avanços tecnológicos. Tendências como a inovação em design e tecnologia e desafios como a concorrência asiática e questões logísticas foram identificados. Este estudo combina dados empíricos de relatórios setoriais com teorias acadêmicas, oferecendo uma análise interdisciplinar das transformações econômicas no setor calçadista brasileiro no período pós-pandemia. As implicações práticas incluem recomendações para empresas adotarem estratégias de internacionalização eficazes, inovação em design e tecnologia, e cooperação por meio de clusters para aumentar a competitividade. O estudo também sugere aos formuladores de políticas a importância de apoiar a indústria com incentivos e políticas públicas que promovam sustentabilidade e inovação.

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Biografia do Autor

Ítalo José de Medeiros Dantas, Universidade Feevale

Doutorando em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale. Possui mestrado em Design pela UFCG e Graduação em Design de Moda pelo IFRN. Entre 2022 e 2023 foi professor substituto na área de processos de gestão e controle da qualidade na indústria do vestuário no IFRN - Campus Caicó.

Marcelo Curth, Universidade Feevale

Possui doutorado em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestrado em Administração e Negócios pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Pós-Graduado em Administração e Marketing pela Universidade Gama Filho, Pós-Graduado em Educação pela Faculdade (SENAC-RS) e pós-graduando em Mentoring Teacher Education (Universidade de Tampere - Finlândia) e graduação em Ciências do Desporto pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). É professor do PPG em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale, atuando como pesquisador no tema Marketing: Identidade e Cultura. Professor em nível de graduação e pós-graduação de disciplinas sobre Marketing Estratégico, Marketing de Relacionamento, Comportamento do Consumidor, Gestão e Empreendedorismo na Saúde e Esporte. Coordenador de curso em nível de pós-graduação (Lato Sensu) em Gestão Esportiva e Treinamento e Prescrição de Exercícios. Coordenador de projetos de inovação na área da Saúde com agências de fomento. Gestor de programas e projetos esportivos e de extensão. Coordenador temático dos GTTs de Marketing Esportivo e Modelagem de Negócios e Empreendedorismo da Associação Brasileira de Gestão Esportiva (ABRAGESP). Atuação como Sócio proprietário de empresas de consultoria, assessoria e treinamento, realizando consultorias em estratégias de marketing em micro e pequenas empresas.

Jefferson Marlon Monticelli, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professor assistente nível II no PPG da Escola de Gestão e Negócios da Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Membro do grupo de pesquisa GLOBAL (Grupo de Estudos em Estratégia, Gestão e Negócios Internacionais da UNISINOS), Gestão Educacional nos diferentes contextos (da Universidade La Salle) e GEPEDER (Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento Regional da Universidade de Cruz Alta). Pós-Doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP). Doutor e e Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Formação em MBA em Finanças Empresariais pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Controladoria e Bacharelado em Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

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Publicado

26-09-2025

Como Citar

DANTAS, Ítalo José de Medeiros; CURTH, Marcelo; MONTICELLI, Jefferson Marlon. O papel da internacionalização, das exportações e do mercado interno na economia da moda: o caso da indústria calçadista brasileira . Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 18, n. 45, p. 01–30, 2025. DOI: 10.5965/1982615x18452025e0014. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/26103. Acesso em: 10 out. 2025.

Edição

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