O papel da internacionalização, das exportações e do mercado interno na economia da moda: o caso da indústria calçadista brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x18452025e0014Palavras-chave:
indústria calçadista brasileira, iInternacionalização, exportações, economia pós-pandemia, mercado domésticoResumo
Este estudo visa identificar os principais temas e subtemas que caracterizam a dimensão econômica do setor calçadista brasileiro entre janeiro de 2022 e dezembro de 2023, bem como os resultados, desafios e tendências da indústria. Utilizando uma abordagem qualitativa com análise de conteúdo temática-categórica, foram analisados 21 relatórios mensais da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). Os achados destacam a importância da internacionalização e das exportações para a competitividade do setor. Empresas com estratégias diversificadas enfrentam melhor os desafios da globalização, mudanças nas preferências dos consumidores e avanços tecnológicos. Tendências como a inovação em design e tecnologia e desafios como a concorrência asiática e questões logísticas foram identificados. Este estudo combina dados empíricos de relatórios setoriais com teorias acadêmicas, oferecendo uma análise interdisciplinar das transformações econômicas no setor calçadista brasileiro no período pós-pandemia. As implicações práticas incluem recomendações para empresas adotarem estratégias de internacionalização eficazes, inovação em design e tecnologia, e cooperação por meio de clusters para aumentar a competitividade. O estudo também sugere aos formuladores de políticas a importância de apoiar a indústria com incentivos e políticas públicas que promovam sustentabilidade e inovação.
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