Roteiros e modelos para a identificação de tendências socioculturais e a sua aplicação estratégica em produtos e serviços

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x14322021228

Palavras-chave:

tendência, cultura, estratégia, estudos de tendências

Resumo

Importa cada vez mais apresentar um roteiro de identificação e mapeamento de tendências de mentalidade e socioculturais e compreender como o mesmo contribui para o desenvolvimento de produtos e serviços no âmbito da análise e estratégia de tendências. O panorama presente dos Estudos de Tendências permite gerar um mapa teórico-conceptual basilar que serve como metodologia para organizar conjuntos de ideias e, consequentemente, práticas como meio de sistematização, construção e confirmação do ADN de uma tendência. Este artigo procura explorar as interseções existentes entre a análise da cultura como processo para a identificação de mentalidades existentes, mediante um roteiro que facilite a observação/recolha e a sistematização de informação para apresentar um texto descritivo sólido das tendências. Para além disto, sublinham-se os principais resultados da aplicação da investigação de tendências num mapa de potenciais produtos e serviços num âmbito estratégico que abordam este conhecimento.

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Publicado

2021-04-19

Como Citar

GOMES, Nelson Pinheiro; COHEN, Suzana Amarante de Mendonça; CANTÚ, William Afonso; LOPES, Clarissa Martins Alves. Roteiros e modelos para a identificação de tendências socioculturais e a sua aplicação estratégica em produtos e serviços. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 14, n. 32, p. 228–272, 2021. DOI: 10.5965/1982615x14322021228. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/18421. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

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