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  • A revolução da cultura digital no jornalismo de moda: futuros possíveis (V. 17 N. 43)

    2023-05-11

    Organizadores:

    Ana Marta M. Flores (Universidade NOVA de Lisboa/ICNOVA)

    Ana Marta M. Flores é doutora e mestre em jornalismo, professora auxiliar convidada na Universidade NOVA de Lisboa, investigadora associada ao ICNOVA/iNOVA Media Lab e do Obi.Media - Observatório de Inovação nos Media. Também é pesquisadora do Trends and Culture Management Lab, da Universidade de Lisboa e do Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo - Nephi-Jor (UFSC/Brasil). Atualmente é investigadora pós-doutoral do projeto MyGender (Universidade de Coimbra) e communication officer da seção Digital Culture and Communication da ECREA. amflores@fcsh.unl.pt  www.anamartaflores.com 

    William Cantú (IPLeiria/CEAUL)

    William Afonso Cantú é docente no ensino superior, investigador integrado do Centro de Estudos Anglísticos da Univerisdade de Lisboa (CEAUL) e colaborador do Centro de Estudos em Educação e Inovação do Instituto Politécnico de Leiria (CI&DEI). Possui um Pós-doutoramento em Estudos de Tendências e um Doutoramento em Estudos de Cultura pela Universidade de Lisboa. É mestre em Design e Cultura Visual e Licenciado em Design pelo IADE. Leciona unidades curriculares no contexto das Artes, Cultura e Tendências, tem participado em projetos de investigação com financiamento nacional e internacional, bem como orientado e participado em provas nas suas áreas de especialidade. É autor de artigos e capítulos de livros no âmbito nacional e internacional em publicações com peer-review indexadas. william.cantu@ipleiria.pt   www.williamcantu.com 

    Submissão: 01/07/2023 a 31/12/2023 
    Publicação: julho de 2024

    Saiba mais sobre A revolução da cultura digital no jornalismo de moda: futuros possíveis (V. 17 N. 43)
  • Variata (V.16 N.39)

    2023-02-07

    Organizadora:

    Dra. Daniela Novelli (Universidade do Estado de Santa Catarina)
    Doutora em Ciências Humanas pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), área Estudos de Gênero, com a tese: A branquidade em Vogue [Paris e Brasil]: imagens da violência simbólica no século XXI (2014). Realizou estágio de doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS - CAPES/COFECUB) e de pós-doutorado na Université de Paris-Sorbonne Paris IV, junto ao Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains (CRIMIC) com bolsa de pesquisa CAPES BEX 6682/14-6 (Brasil). Mestre em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), área História do Tempo Presente (2009), com estudos voltados para imagem/juvenilização contemporânea em periódicos de moda. Especialista em Moda: Criação e Produção pela UDESC (2002). Bacharel em Moda, com habilitação em Estilismo pela UDESC (2000). 

    Saiba mais sobre Variata (V.16 N.39)
  • Moda e Emoções na Cultura do Consumo (V. 17 N. 41)

    2022-05-30

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    Organizadoras:

    Drª Ali Machado (FURG)
    Professora Adjunta do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande (ICHI/FURG) - Campus Santa Vitória do Palmar, Rio Grande do Sul. Possui doutorado e mestrado em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (POSCOM/UFSM). Atua nas seguintes áreas: Teorias e práticas da comunicação, da cultura e da estética; Consumo cultural, processualidades midiáticas e antropologia das mídias; Cultura material, subjetividade e cotidiano; Corpo, gênero e sexualidade. http://lattes.cnpq.br/9846295382897073

    Drª Camila da Silva Marques (UNILA)
    Professora Adjunta do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (ILAACH/UNILA) - Jardim Universitário, Foz do Iguaçu, Paraná. Possui estágio pós-doutoral, doutorado e mestrado em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (POSCOM/UFSM). Atua nas seguintes áreas: Comunicação e produção audiovisual; Estudos de consumo e recepção; Direção de arte e figurino; Diversidade, classe e gênero.  http://lattes.cnpq.br/7581141843974703

    Drª Renata Pitombo Cidreira (UFRB)
    Possui graduação em Comunicação (habilitação em Jornalismo - 1992), mestrado (1997) e doutorado (2003) em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Tem Pós-doutorados em sociologia pela Université René Descartes, Paris V-Sorbonne (2011) e em Comunicação e Artes/ Estudos da Cultura pela Universidade de Beira Interior (2021). Entre 2003 e 2006, coordenou o curso de graduação em Comunicação e Produção de Moda da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Salvador. Entre 2017 e 2019 coordenou o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Atualmente é professora titular na mesma instituição, ministrando as disciplinas Teorias da Comunicação, Estética da Comunicação, Comunicação, Cultura e Arte e Jornalismo de Moda. Lidera o grupo de pesquisa Corpo e Cultura, cadastrado no CNPq. Atuou como vice-presidente do evento científico Colóquio de Moda (2018-2019), bem como faz parte do seu Comitê Científico. Autora dos livros Os sentidos da moda (Annablume, 2005), A sagração da aparência (EDUFBA, 2011), As formas da moda (Annablume, 2013), A moda numa perspectiva compreensiva (EDUFRB, 2014), As Vestes da Boa Morte (EDUFRB, 2015), O Belo Contemporâneo: corpo, moda e arte (J. Andrade, 2019) e Moda e Crítica: prazer, julgamento e avaliação (EDUFBA, 2022). Tem experiência na área de Comunicação, sobretudo em Estética da Comunicação, com ênfase nas investigações sobre a Moda, atuando principalmente nos seguintes temas: moda, estilo, aparência, figurino, corpo, sensibilidade, performance, cultura e crítica.  http://lattes.cnpq.br/2005557247744604


    Submissão: 06/02/2023 a 31/07/2023 
    Publicação: janeiro de 2024

    Saiba mais sobre Moda e Emoções na Cultura do Consumo (V. 17 N. 41)