Educação, semiótica e o espírito do tempo: uma metodologia para a formação profissional tecnológica superior no Brasil pós-pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630512021291Parole chiave:
Educação, Semiótica, MetodologiaAbstract
Este artigo tem por objetivo compreender e analisar, de forma breve, os desafios enfrentados pela educação no Brasil neste atual momento pandêmico. A proposta é trabalhar caminhos metodológicos que possam endereçar tais desafios frente às questões tecnológicas que a educação, em ambientes digitais, cria e estabelece, tanto para os professores quanto para os alunos e, eventualmente, suas famílias. As novas formas de interação, professor-aluno-tecnologia, devem seguir em direção a uma metodologia minimamente consistente para enfrentar as adversidades oriundas do espírito do tempo, com reflexos, também, na educação tecnológica superior. Assim pensando, estabeleceu-se, como base, o diálogo entre a Pedagogia da Autonomia, do educador Paulo Freire, defensor de uma pedagogia fundada na ética, no respeito, na dignidade e na autonomia do educando, e os regimes de interação – e mesmo de sentido – da sociossemiótica de Eric Landowski, procurando compreender as novas práticas do ensino que se estabelecem, às vezes, na presença mediada de professor e aluno, outras em presenças virtualizadas, de maneira assíncrona, em um caminho que, neste instante, coloca-se como necessário. Assim, torna-se imprescindível promover ações de inclusão social para a transformação e respeito pela coletividade, neste momento singular. Com essa finalidade, surgiu o Instituto OFÉ, criado para proporcionar educação profissional tecnológica superior, alicerçada na inovação e na justiça social, de forma a promover o desenvolvimento local e regional por meio de metodologia humana, sensível e acolhedora, valorizando o percurso do sujeito a partir de um ensino híbrido com acolhimento, que será apresentado neste trabalho.
Downloads
Riferimenti bibliografici
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 57. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
________. Extensão ou Comunicação. 13. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
________. Pedagogia da Esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
GADOTTI, Moacir Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com 2. ed. São Paulo: Editora
e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011. (Educação cidadã; 2).
GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. Dicionário de Semiótica. São Paulo: Ed.
Cultrix, s/d.
LANDOWSKI, Eric. Regimes de Sentido e Formas de Educação. Entreletras, Araguaína/TO,
v.7, n.2, jul./dez. 2016. Disponível em: sistemas.uft.edu.br Acesso em: 1 set. 2020.
________. Interações Arriscadas. São Paulo: Estação das Letras e Cores-Centro de
Pesquisas Sociossemióticas, 2014.
________. Presenças do Outro. Ensaios de Sociossemiótica. São Paulo: Editora
Perspectiva. 2002.
MORAN, José. Educação Híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH,
Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino Híbrido: personalização
e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
NÓVOA, António. Professores. Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. NÓVOA,
António. Desafios do Trabalho e Formação Docente. Disponível
em:https://www.youtube.com/watch?v=sYizAm-j1rM&t=2s. Acesso em: 20 jul. 2020.
VALENTE, José Armando. O ensino híbrido veio para ficar. In: BACICH, Lilian; NETO, Adolfo
Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na
educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Fabiane Marroni Marroni

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
- Gli autori conservano i diritti d'autore e concedono alla rivista il diritto della prima pubblicazione, con l'opera simultaneamente licenziata sotto la Licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale, la quale permette:
1. Condividere — copiare e ridistribuire il materiale su qualsiasi supporto o in qualsiasi formato, per qualsiasi fine, anche commerciale.
2. Adattare — remixare, trasformare e creare a partire dal materiale per qualsiasi fine, anche commerciale. Il licenziante non può revocare questi diritti finché vengono rispettati i termini della licenza.
In accordo con le seguenti condizioni:
1. Attribuzione — È necessario attribuire la paternità dell'opera in maniera appropriata, fornire un link alla licenza e indicare se sono state effettuate delle modifiche. Questo deve essere fatto in qualsiasi circostanza ragionevole, ma non in modo tale che suggerisca che il licenziante avalli l'utilizzatore o il suo utilizzo.2. Nessuna restrizione aggiuntiva — Non è possibile applicare termini legali o misure tecnologiche che limitino legalmente altri dallo fare qualsiasi cosa la licenza permetta.
-
Il plagio, in tutte le sue forme, costituisce un comportamento editoriale eticamente scorretto ed è inaccettabile. Questa rivista utilizza il software di controllo della similarità iThenticate.