GAMIFICAÇÃO: ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS

Autores

  • Taisa Vieira Sena Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630322019025

Resumo

A busca por excelência na graduação deve ser uma das prioridades no panorama do ensino atual. Para isso, toda comunidade acadêmica necessita estar preparada para enfrentar os desafios advindos do contexto sociocultural contemporâneo, procurando se adaptar às exigências do meio social ou alterá-las se forma positiva, quando for possível. Para tanto, é necessário levantar informações e traçar um diagnóstico das condições sociais e culturais, o envolvimento de todas as partes que constituem a universidade em um trabalho constante e duradouro que possa se converter em procedimento habitual às estratégias elaboradas coletivamente. O presente artigo tem por objetivo discutir o cenário atual da educação em nível graduação e suas mudanças para um ensino por competências. São abordadas diferentes estratégias de ensino e aprendizagem com foco em metodologias para aprendizagem ativa, porém, o destaque se dá ao uso da gamificação. O texto traz ainda um relato de experiências em uma disciplina que mostra numericamente os dados positivos do uso da metodologia.

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Biografia do Autor

Taisa Vieira Sena, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR

Doutora em Comunicação e Semiótica PUCSP (2015), mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi (2011), especialista em Marketing e Gestão Empresarial pela UFSC (2001) Bacharel em Moda Com Habilitação em Estilismo pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2000). Atualmente é diretora executiva da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisa em Moda, vice-presidente do Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda, coordenadora da Pós-graduação de Modelagem Plana e Moulage para Moda e professora da graduação em Design de Moda da Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR.

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Publicado

2019-11-28

Como Citar

SENA, Taisa Vieira. GAMIFICAÇÃO: ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 3, n. 2, p. 025–040, 2019. DOI: 10.5965/25944630322019025. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/14883. Acesso em: 28 mar. 2024.