Entre ofícios, cultura e indústria: possíveis antecedentes da criação dos cursos superiores da área de moda no Brasil
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630622022e1068Mots-clés :
Ensino superior, Formação em Moda, História do Ensino de ModaRésumé
Apresenta-se possíveis antecedentes da criação dos cursos superiores na área de moda no Brasil, atualmente também caracterizada como design de moda. Busca-se mostrar que esse percurso se entrelaça ao ensino do desenho, de fazeres manuais, das artes e do design. Dessa forma, propõe-se pensar essa trajetória para melhor compreender as bases do ensino contemporâneo, assim como os desafios enfrentados pela área de moda no País. Trata-se de um estudo bibliográfico da história de fundação dos cursos superiores da área de moda no Brasil. Fundamenta-se nos trabalhos de Pires ( 2002), Mattos ( 2015), Moura e Lago ( 2015) e Aguiar ( 2015). Finalmente, identifica-se que o ensino de moda entra na academia inicialmente por meio de disciplinas específicas dentro de outras graduações, posteriormente, na forma de cursos de extensão e apenas em meados de 1987 como graduação.
Téléchargements
Références
AGUIAR, Grazyella Cristina Oliveira de. Cursos superiores de moda no Brasil: regulamentações, evoluções e perspectivas. In: , 2015, Curitiba. Anais do 11o Colóquio de Moda – 8a Edição Internacional; 2o Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda. Curitiba: Abepem; Universidade Positivo, 2015. p. 1–15. Disponível em: http://www.coloquiomoda.com.br/anais/anais/11-Coloquio-de-Moda_2015/ARTIGOS-DE-GT/GT01-EDUCACAO-TEORIA-E-PRATICA-EM-MODA/GT-1-CURSOS-SUPERIORES-DE-MODA-NO-BRASIL.pdf
BOF. ESMOD International: The International Fashion Design & Business School since 1841 Creation, creativity, technical, innovation, and Know-How. The Busisess of Fashion, [s. l.], 2019. Disponível em: https://www.businessoffashion.com/organisations/esmod. Acesso em: 23 jun. 2019.
BONADIO, Maria Claudia. A produção acadêmica sobre moda na pós-graduação stricto sensu no Brasil. IARA: Revista de Moda, Cultura e Arte, São Paulo, SP, Brasil, v. 3, n. 3, p. 50–146, 2010. Disponível em: http://www1.sp.senac.br/hotsites/blogs/revistaiara/wp-content/uploads/2015/01/03_IARA_vol3_n3_Dossie.pdf
BONADIO, Maria Claudia. O fio sintetico e um show!: moda, politica e publicidade; Rhodia S. A., 1960-1970. 269 f. 2005. - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil, 2005. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/279891. Acesso em: 29 jun. 2019.
BORGES, Marcia De Souza. Problematizando a formação superior em Moda. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [s. l.], v. 10, n. 21, p. 111, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.26563/dobras.v10i21.557
CALDAS, Dário. Universo da moda. São Paulo, SP, Brasil: Anhembi Morumbi, 1999.
CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. 3. ed. São Paulo, SP, Brasil: Blucher, 2008. E-book.
CUNHA, Luiz Antônio. O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização. 2. ed. São Paulo, SP; Brasília, DF, Brasil: UNESC; FLACSO, 2005.
FEGHALI, Marta Kasznar et al. (org.). O ciclo da moda. 1. ed. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: [s. n.], 2008.
JERONYMO, Mauro Lúcio. A moda vai muito além dos estilistas. Universidade Federal de Minas Gerais: Boletim, Belo Horizonte, MG, Brasil, v. Ano 33, 16, n. 1573, 2007. Disponível em: https://ufmg.br/comunicacao/publicacoes/boletim/edicao/1573/a-moda-vai-muito-alem-dos-estilistas-1. Acesso em: 14 abr. 2021.
JONES, Sue Jenkyn. Fashion Design. São Paulo, SP, Brasil: Cosac Naify, 2005.
LEITÃO, Débora Krischke. Brasil à moda da casa: imagens da nação na moda brasileira contemporânea. 2007. - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil, 2007. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufrgs.br/da.php?nrb=000592178&loc=2007&l=95c0b715f4e1de72. Acesso em: 29 jun. 2019.
LOBENTHAL, Joel. Radical Rags: Fashions of the Sixties. Nova York, Estados Unidos: Abbeville Press, 1990. E-book.
MARINHO, Maria Gabriela S. M. C. Ensino superior de moda: condicionantes sociais e institucionalização acadêmica em São Paulo. Uma abordagem histórica. In: WAJNMAN, Solange; ALMEIDA, Adilson José de (org.). Moda, comunicação e cultura: um olhar acadêmico. São Paulo: Editora Arte e Ciência, 2005. p. 15–28.
MARQUES, Cynthia Tavares. Do estilismo ao design : os currículos do bacharelado em moda da Universidade Federal do Ceará. 197 f. 2014. - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Fortaleza, CE, Brasil, 2014.
MARTINS, Leilane Rigatto; MARTINS, Sérgio Régis Moreira. O conceito pioneiro de estilismo na Faculdade Santa Marcelina. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [s. l.], v. 8, n. 18, p. 113–122, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.26563/dobras.v8i18.108. Acesso em: 28 jun. 2019.
MARTINS, Leilane Rigatto; MARTINS, Sérgio Régis Moreira; BRAGA, Marcos da Costa. Diálogo entre Design, Arte e Moda e o Nascimento dos Ideais de Projeto e Estilismo no Brasil por Meio das Iniciativas do MASP e Rhodia. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, SC, Brasil, v. 1, n. 1, p. 122–148, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5965/25944630112017122. Acesso em: 28 jun. 2019.
MATTOS, Maria de Fátima da Silva Costa Garcia de. A formação profissional feminina: memória e representação. In: MATTOS, Maria de Fátima da Silva Costa Garcia de (org.). Pesquisa e formação em moda. São Paulo, SP: Abepem; Estação das letras e cores, 2015. p. 13–35.
MOURA, Monica; LAGO, Lílian. Ensino e pesquisa científica no design e na moda no Brasil: caminhos que se cruzam e se realimentam. In: MATTOS, Maria de Fátima da Silva Costa Garcia de (org.). Pesquisa e formação em moda. São Paulo, SP: Abepem; Estação das letras e cores, 2015. p. 37–67.
NIEMEYER, Lucy. Design no Brasil: origens e instalação. 4. ed. Rio de Janeiro, RJ: 2AB, 2007.
PASSINI, Thisa; SCHEMES, Claudia; ARAUJO, Denise Castilhos de. Alta costura nacional: Rui Spohr, um ícone da moda gaúcha. Modapalavra E-periódico, [s. l.], n. 4, p. 62–79, 2009. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7691. Acesso em: 24 jun. 2019.
PIRES, Dorotéia Baduy. A história dos cursos de design de moda no Brasil. Revista Nexos: Estudos em Comunicação e Educação, [s. l.], v. 9, p. 1–13, 2002.
QS TOPUNIVERSITIES. ESMOD. Topuniversities, [s. l.], 2019. Disponível em: https://www.topuniversities.com/universities/esmod/undergrad. Acesso em: 29 jun. 2019.
ROSA JÚNIOR, João Dalla; HERMES, Carolina Casarin da Fonseca. O Curso de Design de Moda da Faculdade SENAI CETIQT: uma leitura curricular. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 29–55, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5965/25944630112017027
SANCHES, Lucinéia. Os moldes da moda: Um estudo sobre o estado dos cursos de formação em moda no Brasil. 120 f. 2006. - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU – FURB, Blumenau, SC, Brasil, 2006. Disponível em: http://www.bc.furb.br/docs/TE/2006/309523_1_1.pdf. Acesso em: 1 jun. 2019.
SANT’ANNA, Mara Rúbia. Prêt-à-Porter, discussões em torno de seu surgimento e relaçao com a Alta-Costura francesa. Projetica, Londrina, PR, Brasil, v. 2, n. 2, p. 114–127, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.5433/2236-2207.2011v2n2p114. Acesso em: 11 abr. 2021.
SEIVEWRIGHT, Simon. Fundamentos de design de moda: Pesquisa e design. Tradução: Edson Furmankiewicz. São Paulo, SP, Brasil: Bookman, 2009. ISSN 1098-6596.
STEELE, Valerie (org.). Encyclopedia of clothing and fashion. Volume 1: Academic Dress to Eyeglasses. Farmington Hills, Michigan, Estados Unidos: Thomson Gale, 2005.
TREPTOW, Doris. Inventando moda: planejamento de coleção. 4. ed. Brusque, SC, Brasil: Ed. da Autora, 2013.
UERJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; ESDI, Escola Superior de Desenho Industrial. Escola Superior de Desenho Industrial - UERJ. História. [S. l.], 2017. Disponível em: http://www.esdi.uerj.br/a-esdi/historia. Acesso em: 8 abr. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS- UFMG. Design de Moda. Diversa, [s. l.], n. 21, 2019. Disponível em: https://ufmg.br/comunicacao/publicacoes/revista-diversa/edicao/21/design-de-moda. Acesso em: 29 jun. 2019.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Káritha Bernardo de Macedo 2022

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.

