Editorial: 5º. Dossiê Especial do Colóquio de Moda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630722023e3810

Palavras-chave:

moda, colóquio de moda, coordenadores de GT's

Resumo

Editorial

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Machado Martins, Federal University of Pernambuco

Bacharel e Licenciado em Letras UNIP-SP (1992), especialista em Língua Portuguesa pela USJT (1995), mestre (2000) e doutor (2005) em Semiótica e Linguística Geral pela USP: FFLCH, com doutorado sanduíche pela ENS: LSH de Lyon e Paris (2001-2002). Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco, no Centro Acadêmico do Agreste, lotado no núcleo de Design e Comunicação.  Vice-coordenador do GT "Corpo, Moda, Comunicação" do Colóquio de Moda; Vice-presidente do Congresso de Iniciação Científica em Design e Moda (ABEPEM/Colóquio de Moda); membro da Diretoria da ABEPEM. Desenvolve projetos de ensino e pesquisa relacionados à Semiótica da Narrativa e do Discurso, à Sociossemiótica da Moda/Consumo e à Formação Continuada de Professores, áreas para as quais atua como revisor conceitual de livros e periódicos especializados.

Maria de Fatima da Silva Costa Garcia de Mattos , Centro Universitário Moura Lacerda

Doutora em Artes (História da Arte) pela Escola de Comunicação e Artes ECA/USP(SP). Mestre em História, pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social da UNESP/Franca(SP). Licenciada em Educação Artística, Musica, Desenho e Pedagogia. Bacharel em Música pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Atuou no Ensino Básico lecionando disciplinas de Educação Musical e Educação Artística. É docente do ensino superior nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Moda, no Centro Universitário Moura Lacerda, lecionando Estética e História da Arte, História da Arte Brasileira e História do Design. Possui experiência na Pós-graduação (lato sensu) com ênfase em História do Planejamento e uso dos espaços domésticos; Arte Moderna e Cultura Material. Atuou como Docente/Pesquisadora na Pós-Graduação Stricto Sensu - PPGE Mestrado em Educação (2006-2021). Avaliadora de Cursos e Instituições Superiores do INEP/MEC. Interessa-se por pesquisas em Educação, História das Instituições Escolares; Cultura Escolar; Educação feminina nos séc.XIX/XX, Artes Manuais. Diretora da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda - Abepem. Pesquisadora e Vice - Presidente do Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais ? IPCCIC de Ribeirão Preto. Acadêmica da Academia Ribeirãopretana de Educação - ARE.

Cyntia Tavares Marques de Queiroz , Universidade Federal do Ceará

Possui Graduação em Estilismo e Moda pela Universidade Federal do Ceará (1998); Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza (2000); Especialização em Planejamento Educacional pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (1999); MBA em Branding, Marketing e Growth pela PUC-RS (2022); Mestrado em Design e Marketing pela Universidade do Minho (2004); e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2014). É Professora Associada do curso de Design-Moda, do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará, estando, atualmente, na Coordenação do Curso. Ministra disciplinas nas áreas de Moda, Marketing, Consumo, Comunicação e Pesquisa. É uma das Coordenadoras dos Projetos de Extensão Bolsa Arte Moda; Amor Salva e @ativismonamoda. É pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa NAÏF - Núcleo de Estudos em Arte, Inovação, Moda e Design. Ocupa o cargo de presidente do evento científico Colóquio de Moda, bem como faz parte do seu Comitê Científico. É vice presidente da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda - Abepem. Atua no Conselho Editorial da ENSINARMODE - Revista de Ensino em Artes, Moda e Design. Desenvolve trabalho voluntário na Associação Lua Rosa, nas áreas de comunicação, gestão de projetos e marketing. É idealizadora e voluntária do projeto social Amor Salva, que estimula a leitura em crianças que estão em situação de vulnerabilidade social.

Referências

ABEPEM. Disponível em: https://www.abepem.org/. Acesso em 30/05/2023

COLÓQUIO DE MODA. Disponível em: http://anais.abepem.org/. Acesso em: 30/05/2023

REVISTA DE ENSINO EM ARTES MODA E DESIGN. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/about/editorialTeam Acesso em: 30/05/2023.

SANT’ANNA, M. R.; MARTINS, M. M.; QUEIROZ, C. T. M. de; MATTOS, M. de F. S. C. G.. Editorial Colóquio de Moda, 2021. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 6, n. 3, p. 1 - 4, 2022. DOI: 10.5965/25944630632022e2790. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/22790. Acesso em: 25 maio. 2023.

Publicado

2023-06-01

Como Citar

MARTINS, Marcelo Machado; MATTOS , Maria de Fatima da Silva Costa Garcia de; QUEIROZ , Cyntia Tavares Marques de. Editorial: 5º. Dossiê Especial do Colóquio de Moda . Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 7, n. 2, 2023. DOI: 10.5965/25944630722023e3810. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/23810. Acesso em: 23 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)