Considerações sobre currículo, diversidades e ações afirmativas no espaço acadêmico
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630332019149Résumé
O presente artigo analisa possíveis interseções entre currículo, diversidades e ações afirmativas no espaço acadêmico; tendo como ponto de partida os novos sujeitos, presentes no espaço de instituições públicas de ensino superior, com a institucionalização da política de ações afirmativas por meio das cotas e também via legislação: lei 10.639/2003 - 11645/2008. São corpos, culturas, valores e identidades circulando num espaço e tempo que antes era de certo modo restritivo para estes novos sujeitos. Surgem com as ações afirmativas, no sentido de superar desigualdades, que tem se mantido para alguns indivíduos, como raça, sexo, deficiência, influindo sobremaneira na definição de oportunidades no ingresso e desempenho educacional, no mercado de trabalho, no progresso na carreira e na participação na vida política e de gestão pública. As reflexões foram norteadas com base na bibliografia e documentos sobre o tema. Como resultado observa-se um campo em constantes disputas entre as construções, desconstruções do currículo normatizado e as alterações epistemológicas na produção de conhecimento nos diferentes cursos de formação universitária.
Téléchargements
Références
CARVALHO, Jorge José de. Inclusão Étnica e Racial no Brasil: a questão das cotas no ensino superior. São Paulo, Attar Editorial., 2005.
GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. In: Currículosem Fronteiras, v.12, n.1, pp.98-109, Jan/Abr. 2012.
Jornal da USP, 07/02/2019. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/usp-aumenta-o-numero-de-vagas-para-cotistas/ . Acesso em 20/02/19.
MARÇAL, José Antonio. A formação de intelectuais negros (as): políticas de ação afirmativa nas universidades brasileiras. Belo Horizonte, Nandyala, 2012.
MUNANGA, Kabengele. Considerações sobre as Políticas de Ação Afirmativa no Ensino Superior. In: PACHECO, Jairo Queiroz, SILVA, Maria Nilza da (Org). O negro na universidade: direito à inclusão. Brasília, DF: Fundação Cultural Palmares, 2007.
QUEIROZ. Delcelene Mascarenhas. O Negro e a Universidade Brasileira. Revista História Actual Online, Bahia, n. 3, p.73-82, 2004.
Revista Retratos. IBGE mostra as cores da desigualdade. Disponível em:
https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/21206-ibge-mostra-as-cores-da-desigualdade. 2018. Acesso em 25/05/2019.
SILVA, Tomaz Tadeu da. “Currículo e identidade social: territórios contestados”. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 190-207.
SILVÉRIO, Valter Roberto. Ação Afirmativa: uma política pública que faz a diferença. In: PACHECO, Jairo Queiroz, SILVA, Maria Nilza da (Org). O negro na universidade: direito à inclusão. Brasília, DF: Fundação Cultural Palmares, 2007.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.