Considerações sobre currículo, diversidades e ações afirmativas no espaço acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630332019149Abstract
O presente artigo analisa possíveis interseções entre currículo, diversidades e ações afirmativas no espaço acadêmico; tendo como ponto de partida os novos sujeitos, presentes no espaço de instituições públicas de ensino superior, com a institucionalização da política de ações afirmativas por meio das cotas e também via legislação: lei 10.639/2003 - 11645/2008. São corpos, culturas, valores e identidades circulando num espaço e tempo que antes era de certo modo restritivo para estes novos sujeitos. Surgem com as ações afirmativas, no sentido de superar desigualdades, que tem se mantido para alguns indivíduos, como raça, sexo, deficiência, influindo sobremaneira na definição de oportunidades no ingresso e desempenho educacional, no mercado de trabalho, no progresso na carreira e na participação na vida política e de gestão pública. As reflexões foram norteadas com base na bibliografia e documentos sobre o tema. Como resultado observa-se um campo em constantes disputas entre as construções, desconstruções do currículo normatizado e as alterações epistemológicas na produção de conhecimento nos diferentes cursos de formação universitária.
Downloads
References
CARVALHO, Jorge José de. Inclusão Étnica e Racial no Brasil: a questão das cotas no ensino superior. São Paulo, Attar Editorial., 2005.
GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. In: Currículosem Fronteiras, v.12, n.1, pp.98-109, Jan/Abr. 2012.
Jornal da USP, 07/02/2019. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/usp-aumenta-o-numero-de-vagas-para-cotistas/ . Acesso em 20/02/19.
MARÇAL, José Antonio. A formação de intelectuais negros (as): políticas de ação afirmativa nas universidades brasileiras. Belo Horizonte, Nandyala, 2012.
MUNANGA, Kabengele. Considerações sobre as Políticas de Ação Afirmativa no Ensino Superior. In: PACHECO, Jairo Queiroz, SILVA, Maria Nilza da (Org). O negro na universidade: direito à inclusão. Brasília, DF: Fundação Cultural Palmares, 2007.
QUEIROZ. Delcelene Mascarenhas. O Negro e a Universidade Brasileira. Revista História Actual Online, Bahia, n. 3, p.73-82, 2004.
Revista Retratos. IBGE mostra as cores da desigualdade. Disponível em:
https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/21206-ibge-mostra-as-cores-da-desigualdade. 2018. Acesso em 25/05/2019.
SILVA, Tomaz Tadeu da. “Currículo e identidade social: territórios contestados”. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 190-207.
SILVÉRIO, Valter Roberto. Ação Afirmativa: uma política pública que faz a diferença. In: PACHECO, Jairo Queiroz, SILVA, Maria Nilza da (Org). O negro na universidade: direito à inclusão. Brasília, DF: Fundação Cultural Palmares, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
- Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International License, which allows for:
1. Share — copy and redistribute the material in any medium or format for any purpose, even commercially.
2. Adapt — remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the license terms.Under the following terms:
1. Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
2. No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits. -
Plagiarism, in all its forms, constitutes unethical publication behavior and is unacceptable. This magazine uses iThenticate similarity control software.