O DESENHO DE MODA E A EDUCAÇÃO PELO SENSÍVEL: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630322019096Résumé
O presente artigo constitui-se como análise de uma prática pedagógica aplicada na unidade curricular “Ilustração de Moda”, disciplina do quarto módulo do Curso Técnico subsequente em Produção e Design de Moda, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Jaraguá do Sul – Centro. Relata-se a prática realizada a partir de etapas subdivididas nas seguintes ações e atividades: (1) Refletir; (1.1) Coletar; (1.2) Categorizar; (1.3) Caracterizar; e (2) Desmistificar. Para tanto, pela metodologia empregada, este artigo apresenta-se como aplicado, descritivo, qualitativo e de campo. Quanto aos procedimentos técnicos envolvidos, entende-se o como bibliográfico e como pesquisa participativa. A análise da experiência relatada utiliza os fundamentos teóricos abordados por Head (1958), Duarte-Júnior (1981), Pineau (2000), Pillotto (2007) e Alexandroff (2010), quanto à educação pelo sensível, por meio de seis categorias: (i) “Experiência humana”; (ii) “Imagem da memória”; (iii) “Lógica e racionalidade”; (iv) “Comunicação sensível”; (v) “Ato criador”; e (vi) “Percepção”. Infere-se que a prática pedagógica relatada teve assertividade quanto à sensibilização dos estudantes da turma para com o desenho de moda, mas manteve-se em grande parte do tempo no campo da racionalidade e da lógica. Ainda que estas não sejam negadas na educação pelo sensível, a entrada de sensações foi limitada pelo uso de sentidos específicos: visão e audição.Téléchargements
Références
ALEXANDROFF, Marlene Coelho. Os caminhos paralelos do desenvolvimento do desenho e da escrita. Construção Psicopedagógica, São Paulo, v. 18, n. 17, p. 20-41, dez. 2010. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542010000200003>. Acesso em: 29 mar. 2018.
CEFET-SC – CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA. Plano de curso técnico em Produção de Moda. Jaraguá do Sul: CEFET-SC, 2008.
DUARTE JÚNIOR, João-francisco. Fundamentos estéticos da educação. São Paulo: Editora Cortez Autores Associados, 1981. (Coleção educação contemporânea). Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/65992869/Fundamentos-Esteticos-da-Educacao. Acesso em: 17 ago. 2018.
TRAN, Eris. Eris Tran on behance. 2018. Disponível em: <https://www.behance.net/ErisTran>. Acesso em: 13 mar. 2019.
HEAD, Herbert Edward. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 1958. Tradução de Ana Maria Rabaça e Luis Filipe S. Teixeira.
PILLOTTO, Silvia Sell Duarte. Educação pelo sensível. Revista de Letras, Artes e Comunicação, Blumenau, v. 1, n. 2, p.113-127, maio-ago. 2007. Disponível em: <http://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/683/599>. Acesso em: 05 dez. 2018.
PINEAU, Gaston. O sentido do sentido. In: BASARAB, Nicolescu et al. Educação e transdisciplinaridade. Brasília: Unesco, 2000. p. 31-56. Tradução de: Judite Vero, Maria F. de Mello e Américo Sommerman.
PLECH, Mim. Ilustradores incríveis: Hayden Williams. 2014. Disponível em: <http://mimiquices.com/ilustradores-haydenwilliams/>. Acesso em: 13 mar. 2019.
RAMOS, Marise Nogueira. O estudo de saberes profissionais na perspectiva etnográfica: contribuições teórico-metodológicas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 30, n. 4, p.105-125, out.-dez. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v30n4/06.pdf. Acesso em: 05 ago. 2018.
SINGH, Sara. Sara Singh: Portfolio Four. 2019. Disponível em: <https://www.sarasingh.com/four>. Acesso em: 13 mar. 2019.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.

