Analisando documentos de quatro capitais da região nordeste para o ensino de música nas séries iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312903052008671Palavras-chave:
Educação musical, Legislação educacional, Séries iniciaisResumo
A partir da Lei 9394 de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN), o ensino de arte foi estabelecido como sendo obrigatório em todos os níveis da educação básica. Apesar desta obrigatoriedade, tanto a LDB quanto outros documentos nacionais que foram elaborados posteriormente não estabeleceram claramente as linguagens artísticas a serem ministradas na escola, nem o tipo de profissional que deveria ser responsável pelo ensino de cada uma destas linguagens. Estados e municípios decidem sobre o ensino de arte que desejam oferecer e a música nem sempre tem estado presente nas escolas. O objetivo deste trabalho é analisar documentos oficiais sobre o ensino de música nas séries iniciais do ensino fundamental em quatro capitais da região nordeste do Brasil. A pesquisa qualitativa tem sido referência para o desenvolvimento desta pesquisa, utilizando-se principalmente a análise documental como instrumento de coleta de dados. A análise dos documentos revela a precariedade da orientação referente ao ensino de música para as séries iniciais. Tais documentos precisam de revisão para que possam contribuir para o desenvolvimento musical das crianças nesta faixa etária.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo, Fernanda Rosa da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.