Caracterização química, física e morfológica de solos derivados de rochas efusivas no Planalto Sul de Santa Catarina, Brasil

Autores

  • Rodrigo Teske
  • Jaime Antonio de Almeida
  • Andrey Hoffer
  • Antonio Lunardi Neto

Palavras-chave:

Atividade da argila, Capacidade de troca de cátions, Carbono orgânico, Cambissolos, Nitossolos.

Resumo

Em duas topossequências no Planalto Sul Catarinense estudou-se as características químicas, físicas e morfológicas de sete perfis de solo desenvolvidos de rochas efusivas (basaltos e riodacitos) da Formação Serra Geral. A caracterização física constou da determinação da textura, argila dispersa em água e grau de floculação. As análises químicas consistiram da determinação do pH em H2O e em KCl, Ca2+, Mg2+, K+, Na+, Al3+, H + Al e Carbono Orgânico (CO). Estudou-se também a contribuição da fração argila e do CO na Capacidade de Troca de Cátions (CTC) através do método gráfico de Bennema. Os solos originados de riodacitos foram classificados como Cambissolos Háplicos, e os desenvolvidos de basalto como Nitossolos Vermelhos. Os Cambissolos Háplicos apresentam reação fortemente ácida, níveis muito altos de Al trocável e baixos valores de soma e saturação por bases, possuindo caráter alítico ou alumínico. Os Nitossolos Vermelhos têm reação menos ácida, teores mais baixos de Al trocável, além de valores de soma (SB) e saturação por bases (V%) mais altos do que nos Cambissolos, sendo distróficos. A estimativa da contribuição da fração argila e do CO na Capacidade de Troca de Cátions (CTC) pelo método de Bennema resultou em valores da atividade da argila (T) inferiores àqueles obtidos pelo método preconizado pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS). A contribuição do CO na CTC é relevante em solos de regiões com maiores altitudes, pois os teores de matéria orgânica são altos mesmo nos horizontes subsuperficiais. Portanto, sugerese considerar o efeito da matéria orgânica no cálculo da atividade da argila, principalmente em solos com altitudes mais elevadas, devido à sua importância no enquadramento do solo no terceiro nível categórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

TESKE, Rodrigo; ALMEIDA, Jaime Antonio de; HOFFER, Andrey; LUNARDI NETO, Antonio. Caracterização química, física e morfológica de solos derivados de rochas efusivas no Planalto Sul de Santa Catarina, Brasil. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 12, n. 2, p. 175–186, 2013. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/5212. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Completo - Ciência do Solo e do Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)