Sobre a Revista

Foco e Escopo

Revista de Ciências Agroveterinárias (ISSN 2238-1171) destina-se à publicação de trabalhos técnico-científicos originais, inéditos, resultantes de pesquisas em Ciências Agrárias e Veterinárias e suas áreas correlatas.

MISSÃO

O objetivo da revista é publicar artigos de pesquisa, notas de pesquisa e artigos de revisão, revisados por pares, que contribuam significativamente para a divulgação e a socialização do conhecimento científico, sendo disponibilizados on-line ao público interessado em atividades científicas com plantas, animais e organismos relacionados.

Periodicidade

As artigos são publicados trimestralmente (até março, junho, setembro e dezembro) desde 2017.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Ética e Prática de Má Conduta de Publicação

A Revista de Ciências Agroveterinárias (Revista de Ciências Agroveterinárias) é construída de acordo com o modelo Elsevier, com base nas diretrizes do Código de Conduta da Comissão de Ética em Publicações (COPE) disponíveis em www.publicationethics.org.

O ato de publicar um artigo revisado por pares é responsabilidade de todas as partes envolvidas no mesmo (editor, editores, autores e revisores), de modo que o desenvolvimento de uma rede coerente e respeitada de conhecimento é essencial e é um reflexo direto da qualidade de Trabalho de todas as partes.

RESPONSABILIDADES DA REVISTA

Autonomia de decisões editoriais, de forma que publicidade, reimpressão ou outras receitas comerciais não têm impacto ou influência nas decisões editoriais.

Garantia e protecção da propriedade intelectual e dos direitos de autor.

Tomar medidas apropriadas (correção, errata, ou mesmo retração) em casos de comprovada falta de conduta científica, publicação fraudulenta ou plágio.

RESPONSABILIDADES DO EDITOR

Decisão de publicação baseada em uma análise intelectual do manuscrito e uma análise crítica dos relatórios dos revisores.

Fair play na avaliação do manuscrito, apenas por critérios intelectuais.

Manter a confidencialidade da informação sobre autores e conteúdo de manuscrito.

Divulgação e Conflitos de Interesse orientados de acordo com as diretrizes da COPE.

RESPONSABILIDADES DO AUTOR

Informar padrões com dados suficientes e discussão substancial e objetiva dos resultados.

Originalidade dos resultados e nenhum plágio no manuscrito.

Garantir que o manuscrito não seja uma publicação múltipla, redundante ou concorrente.

Reconhecimento de Fontes deve ser devidamente dado.

A autoria do Manuscrito deve ser limitada àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, desenho, execução e / ou interpretação da pesquisa relatada.

Os perigos e os assuntos humanos ou animais devem ser indicados.

Divulgação e Conflitos de Interesse orientados de acordo com as diretrizes da COPE.

Os erros fundamentais nos trabalhos publicados devem ser prontamente notificados ao editor ou editor da revista.

RESPONSABILIDADES DOS REVISORES

Contribuição para a decisão editorial ao relatar a análise crítica, técnica e intelectual do manuscrito.

Prontidão em aceitar ou rejeitar o convite como árbitro.

Manter a confidencialidade da informação sobre autores e conteúdo de manuscrito.

Os padrões de objetividade devem ser seguidos, de modo que as revisões devem ser conduzidas objetivamente, sem críticas pessoais (que é inaceitável) e nas formas em que os pontos de vista do árbitro devem ter argumentos de apoio.

O Reconhecimento das Fontes deve ser garantido, de modo que o trabalho publicado relevante que não tenha sido citado seja incluído, e a substancial semelhança ou sobreposição entre o manuscrito em consideração e quaisquer outros dados publicados é chamada a atenção do autor e do editor.

Divulgação e Conflitos de Interesse orientados de acordo com as diretrizes da COPE.

Processo de Submissão

SUBMISSÃO INICIAL

A submissão deve ser feita preferencialmente pelo autor para correspondência, que deve acessar sua conta de autor na página de acesso no menu SUBMISSÕES (Fila).

No painel de controle (página do usuário), o autor responsável pela submissão deve clicar no botão NOVA SUBMISSÃO e prosseguir com o PROCESSO DE SUBMISSÃO EM 5 ETAPAS, conforme descrito a seguir.

No Passo 1 (Início):

  • Selecione o IDIOMA DA SUBMISSÃO (Português ou Inglês)
  • Selecione a SEÇÃO do periódico – neste caso é o tipo de artigo (Artigo de Pesquisa, Nota de Pesquisa ou Artigo de Revisão)
  • Marque os quatro REQUISITOS PARA ENVIO DE MANUSCRITO (se a submissão estiver de acordo com os requisitos)
  • Marque ACEITAR A DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE PRIVACIDADE (se os autores concordarem)
  • Clique no botão SALVAR E CONTINUAR. Depois disso, uma nova janela será aberta para a segunda etapa

Na Etapa 2 (Transferência do Manuscrito), o autor responsável pela submissão deverá anexar dois arquivos em separado (Carta de Apresentação e Manuscrito Completo):

  • Selecione a Carta de Apresentação na lista de COMPONENTES DO ARTIGO
  • Clique no botão ENVIAR ARQUIVO
  • Selecione o arquivo CARTA DE APRESENTAÇÃO (PDF, preferencialmente) no seu computador
  • Clique no botão CONTINUAR (em 1. Carregar Arquivo)
  • Clique no botão CONTINUAR novamente (em 2. Metadados)
  • Clique no botão ENVIAR UM NOVO ARQUIVO (em 3. Finalização)
  • Selecione o Manuscrito Completo na lista de COMPONENTES DO ARTIGO
  • Clique no botão ENVIAR ARQUIVO
  • Selecione o arquivo MANUSCRITO COMPLETO (DOC, preferencialmente) no seu computador
  • Clique no botão CONTINUAR (em 1. Carregar Arquivo)
  • Clique no botão CONTINUAR novamente (em 2. Metadados)
  • Em sequência, outros arquivos podem ser anexados como materiais complementares, se for o caso (não obrigatório)
  • Clique no botão CONCLUIR (em 3. Finalização)
  • Clique no botão SALVAR E CONTINUAR

No Passo 3 (Inserir Metadados):

  • Digite o TÍTULO DO ARTIGO em dois idiomas (Português e Inglês)
  • Digite o RESUMO em dois idiomas (Português e Inglês)
  • Adicione coautores, se for o caso, clicando no botão INCLUIR COAUTOR. Para cada autor, uma nova janela é aberta, e o autor responsável pela submissão deve (i) inserir  Nome completo, E-mail, País e Afiliação (em inglês e idioma original, se for o caso), (ii) indicar a função do coautor (autor) e (iii) marcar a caixa de seleção correspondente a Enviar e-mail para solicitar autorização ORCID do contribuidor, caso ORCID não seja vinculado automaticamente. Por fim, clique no botão SALVAR
  • Digite o ASSUNTO em dois idiomas (Português e Inglês). O assunto central é a principal área de conhecimento em que o manuscrito está inserido (subáreas podem ser incluídas)
  • Digite as PALAVRAS-CHAVE em dois idiomas (Português e Inglês). Para isso, digite cada palavra-chave separadamente e pressione Enter no teclado para incluir cada uma na lista de palavras-chave
  • Informe as AGÊNCIAS DE FOMENTO (se houver) em dois idiomas (Português ou idioma original e Ingles, se for o caso)
  • Clique no botão SALVAR E CONTINUAR

No Passo 4 (Confirmação)

  • Clique no botão FINALIZAR SUBMISSÃO. Depois disso, uma nova janela é aberta para finalizar a quarta etapa
  • Clique no botão OK

No Passo 5 (Próximos Passos), o autor responsável pela submissão recebe a confirmação que sua submissão está completa

Requisitos e normas para submissão estão descritos no Menu Submissões.

SUBMISSÃO DE VERSÃO CORRIGIDA

No Passo 2 (Transferência do Manuscrito), o autor responsável pela submissão deve anexar dois arquivos separados (Carta Resposta e Manuscrito Completo):

  • Carta Resposta é resposta dos autores às recomendações dos avaliadores e do editor na qual os autores devem apontar as correções feitas na versão original de acordo com a recomendação do editor. Se alguma recomendação for rejeitada pelos autores, deve ser apresentada a justificava
  • Manuscrito Corrigido, neste caso, é o manuscrito corrigido, contendo todas as alterações feitas na versão original com base na recomendação do editor. Nesta etapa, o manuscrito original deve ser substituído pela versão corrigida

Para isso, o autor responsável pela submissão deve seguir as seguintes subetapas durante a Etapa 2:

  • Selecione a Carta Resposta na lista de COMPONENTES DO ARTIGO
  • Clique no botão ENVIAR ARQUIVO
  • Selecione o arquivo CARTA RESPOSTA (PDF, preferencialmente) no seu computador
  • Clique no botão CONTINUAR (em 1. Carregar Arquivo)
  • Clique no botão CONTINUAR novamente (em 2. Metadados)
  • Clique no botão ENVIAR UM NOVO ARQUIVO (em 3. Finalização)
  • Selecione o arquivo correspondente ao MANUSCRITO COMPLETO na lista SE VOCÊ ESTIVER CARREGANDO UMA REVISÃO DE UM ARQUIVO EXISTENTE, POR FAVOR, INDIQUE QUAL ARQUIVO. Depois disso, o Manuscrito Completo original é selecionado automaticamente na lista Componentes do Artigo
  • Clique no botão ENVIAR ARQUIVO
  • Selecione o arquivo MANUSCRITO COMPLETO corrigida (DOC, preferencialmente) no seu computador
  • Clique no botão CONTINUAR (em 1. Carregar Arquivo)
  • Clique no botão CONTINUAR novamente (em 2. Metadados)
  • Clique no botão CONCLUIR (em 3. Finalização)
  • Clique no botão SALVAR E CONTINUAR

Alterações nos metadados podem ser feitas, mas somente se o editor solicitar.

Processo de Avaliação

Os manuscritos submetidos a esta revista são avaliados em três etapas: (i) Adequação da submissão, (ii) Qualidade do trabalho e (iii) Avaliação cega pelos pares.

Na primeira etapa avalia-se a adequação da submissão sob aspectos técnicos e normativos, tais como: (i) Escopo, (ii) Interesse da revista no assunto, (iii) Seção da revista, (iv) Tipo de artigo e (v) Normas. Esta avaliação é realizada pelo editor-chefe ou outro membro do corpo editorial.

Na segunda etapa avalia-se a qualidade do artigo sob aspectos técnicos e científicos, tais como (i) Novidade da conclusão, (ii) Abordagem científica e (iii) Atualização da revisão de literatura. Esta avaliação é realizada pelo editor de seção responsável pelo processo de avaliação do manuscrito.

Na terceira etapa é procedida a avaliação do mérito e da qualidade do trabalho sob aspectos técnicos e científicos, tais como (i) Originalidade e consistência da conclusão, (ii) Fundamentação lógica do problema, (iii) Clareza e originalidade do objetivo, (iv) Coerência e precisão da metodologia, (v) Contribuição significativa dos resultados, (vi) Clareza e objetividade lógica da discussão, fundamentada na literatura, (vii) Qualidade das tabelas e figuras e (viii) Adequação do título, do resumo e das palavras-chave, entre outros aspectos. Esta avaliação é realizada por pelo menos dois avaliadores externos.

Submissões inadequadas são arquivadas antes da avaliação por pares.

Somente serão aceitas para publicação as submissões que apresentarem unanimidade na decisão/recomendação pelos pares de revisores.

GARANTIA DE AVALIAÇÃO CEGA

Não deve ser informado o nome do(s) autor(es) no manuscrito.

Os autores devem excluir informações pessoais do arquivo que contém o manuscrito.

A revista não revela a identidade do(s) autor(es) aos Consultores Ad hoc (avaliadores).

Patrocinador

Revista de Ciências Agroveterinárias é patrocinada por:

Histórico do periódico

A Revista de Ciências Agroveterinárias (ISSN 2238-1171) foi criada no ano de 2002. A partir de 2004, os artigos passaram a ser publicados eletronicamente pelo site http://rca.cav.udesc.br/.

Em 2014, a revista passou a utilizar a plataforma SEER/OJS de editoração, e a tramitação, a edição e a publicação dos artigos passaram a ser realizadas pelo site http://www.revistas.udesc.br/index.php/agroveterinaria.

Em 2015 foi extinta a versão impressa. A revista passou a utilizar o DOI (digital object indentifier) nas suas publicações.