Qualidade do leite cru refrigerado obtido em unidades produtivas no Sudoeste do Paraná

Autores

  • Claudinei Zucco Pitro Belli Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Jacson Rodrigo Cullmann Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Magnos Fernando Ziech Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Luis Fernando Glasenapp de Menezes Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Fernando Kuss Universidade Tecnológica federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5965/223811711622017109

Palavras-chave:

células somáticas, composição físico química, gordura, produção leiteira, proteína, Instrução Normativa 62, microrganismos.

Resumo

A qualidade do leite é um dos temas mais discutidos atualmente no cenário nacional de produção leiteira. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar os parâmetros qualitativos e disponibilizar informações referentes aos fatores que possam interferir na qualidade do leite cru refrigerado obtido mensalmente em 40 unidades produtoras de seis municípios na região Sudoeste do Paraná. Foi realizada a coleta de dados das propriedades com o auxílio de um questionário semiestruturado. Consideraram-se 12 parâmetros inerentes à atividade leiteira e que podem influenciar na qualidade da matéria-prima, conforme segue: estrato de produção, sistemas de produção, de ordenha, de resfriamento, mão de obra, assistência técnica, frequência da assistência, higienização do resfriador, da ordenha, dos tetos, desinfecção dos tetos e estrutura do ambiente de ordenha. As amostras de leite foram analisadas em relação a sua composição: gordura, proteína, lactose e Extrato Seco Total (EST), a Contagem de Células Somáticas (CCS) e Contagem Padrão em Placas (CPP). A proteína e CCS não foram influenciadas por nenhum dos parâmetros estudados. O teor de gordura é um dos componentes do leite mais passiveis a apresentar variação na proporção, o qual foi influenciado pelo estrato de produção, tipo de mão de obra, frequência da assistência técnica, higienização do resfriador e tipo de contenção disponível na propriedade. As variáveis que apresentaram maiores valores para gordura e CPP estão associados a propriedades com nível tecnológico e produção inferiores. Aspectos nutricionais que promovem o aumento da produção, como identificado nos sistemas de maior produção de leite resultam em menor percentual de gordura do leite. Instalações que apresentam a ordenha canalizada e resfriamento por expansão proporcionam melhores resultados para CPP. Práticas como o uso de pré e pós-dipping, higienização do resfriador e ordenhadeira com água quente e detergente reduz significativamente a CPP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-06-13

Como Citar

BELLI, Claudinei Zucco Pitro; CULLMANN, Jacson Rodrigo; ZIECH, Magnos Fernando; MENEZES, Luis Fernando Glasenapp de; KUSS, Fernando. Qualidade do leite cru refrigerado obtido em unidades produtivas no Sudoeste do Paraná. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 16, n. 2, p. 109–120, 2017. DOI: 10.5965/223811711622017109. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/223811711622017109. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Completo - Ciência de Animais e Produtos Derivados

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)