Sustentabilidade ambiental: um desafio para a moda

Autores

  • Neide Köhler Schulte Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC
  • Luciana Dornbusch Lopes Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x01022008030

Palavras-chave:

desenvolvimento sustentável, novos cenários, moda

Resumo

Neste artigo se propõe uma reflexão sobre um paradigma que se estabeleceu no século XXI: ‘o desenvolvimento ambientalmente sustentável’, e sua implicação na criação de produtos para o vestuário. O consumidor, a indústria, o criador de novos produtos, todos têm papéis determinantes na consolidação deste paradigma. Os impactos ambientais devem ser considerados em todas as etapas nos projetos de novos produtos, da origem da matéria-prima até o descarte pelo consumidor. O desenvolvimento sustentável é um grande desafio para a criação de novos produtos para o vestuário de moda, pois o ciclo de vida muito curto destes produtos, e o apelo ao consumismo, representam um entrave. Diante deste contexto, são identificados novos cenários para a moda.

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Referências

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Publicado

2008-07-01

Como Citar

SCHULTE, Neide Köhler; LOPES, Luciana Dornbusch. Sustentabilidade ambiental: um desafio para a moda. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 1, n. 2, 2008. DOI: 10.5965/1982615x01022008030. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7601. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

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