Próximos Dossiês: Moda, Design e Sentido (v.13 n.29)

Moda, design e sentido

 

coordenadores: 

Dr. Murilo Scoz (UDESC)

Dra. Valdenise Leziér Martyniuk  (PUC/SP)

 

Prazos: 

submissão: 15/06/2019 a 10/09/2019

publicação: julho/2020. 


Buscando articular diferentes abordagens teóricas, o Dossiê  número 27 da Revista ModaPalavra será destinado a investigações que tomem as atividades da moda e do design enquanto práticas produtoras de sentidos.

Nestes termos, os diferentes artefatos concebidos nestes campos, considerado ou não seu caráter prático, surgem como produtos de um fazer discursivo que, seja através da formalidade do método ou de percursos projetivos originais, dá forma a conjuntos significantes.

Em seus diferentes arranjos plásticos, a moda dá contornos à aparência do corpo vestido, construindo modos de estar no mundo. Assim, o vestir-se passa a ser considerado um ato semiótico de transformação do corpo individual em corpo coletivo, pelo qual o sujeito se insere no contexto social e através do qual constrói sua própria identidade.

Para tal fim, o presente dossiê busca reunir trabalhos que tenham na semiótica seu arcabouço teórico-metodológico. A partir deste quadro conceitual, as problemáticas podem emergir tanto pela análise de produtos e textos da moda e do design, quanto pelo exame das complexas dinâmicas de construção de sentido que surgem das ações das marcas, dos estilistas, dos designers, dos magazines, do varejo, etc.

Aqui, na esteira dos desenvolvimentos da corrente francesa, é importante observar o destacado interesse em uma semiótica das práticas, que oferece recursos para a análise tanto dos modos de vestir-se quanto de um design de moda que faz ser o sujeito a partir de interações sociais, entre a lógica da estratégia e a da sensibilidade. Nesta direção, busca-se a costura de um dossiê que articule os seguintes temas prioritários: 

- Discursos da moda
- Análise plástica do produto de moda
- Semiótica, branding e moda

- Análise discursiva da imagens da moda
- Sentido e comunicação de moda
- Tipologias do consumo
- Identidade, moda e contemporâneo

- Representação nos discursos da moda

 

Formato e demais normas:

Por favor consultar normas na página da revista: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/about/submissions#onlineSubmissions