Próximos Dossiês: Gestão de Visual de Projetos (v.14 n.31)

O Dossiê número 31 será destinado a Gestão Visual de Projetos, organizado pelos Profs. Doutores Julio Monteiro Texeira (UFSC) e Israel Braglia (UFSC).

Receberemos colaborações que tenham como foco de discussão a disseminação de princípios, processos e ferramentas que preconizem a visualização de informações e o pensamento visual para o desenvolvimento de soluções de design em toda a sua abrangência (moda, design gráfico, design de produto, etc.), ou seja, sistemas, modelos,  ferramentas visuais, dashboards e demais recursos e práticas visuais que dêem suporte ao desenvolvimento de projetos.

A Gestão Visual de Projetos visa disseminar a visualização de informações e o pensamento visual para promover a inovação no Processo de Desenvolvimento de Projetos (PDP). A definição do Project Management Institute - PMI (2012), estabelece que: “projeto é um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado único”.

Os Processos de gestão se caracterizam por tratar da relação entre pessoas, tecnologias e processos. A comunicação, como instrumento dessa relação, possibilita maior estabilização, homogeneização e alinhamento quanto aos interesses do projeto, propiciando um ambiente mais favorável ao engajamento, à coordenação, à participação e à inovação.

Diante disso, sugere-se que protótipos e testes sejam realizados o quanto antes para que se descubram os erros também o quanto antes. Neste sentido, criar relatos visuais desde a fase informacional do projeto ajuda a prototipar a informação, ajuda a testar se as informações de projeto possuem nexo visualmente. Pois, ao agruparmos informações, nosso cérebro tende a procurar sentido, funcionando como uma espécie de experimentação conceitual das informações, auxiliando a comunicação entre todo o grupo envolvido no desenvolvimento de projetos.

Submissão de artigos: 16 de julho a 16 de novembro 2020
Publicação: janeiro, 2021
Aceitaremos artigos em inglês (com resumo em português), português e espanhol.