Brasil por suas aparências: a república das imagens “um anúncio em foco”

Mara Rúbia Sant’Anna

Resumo


Análise do anúncio de baton da marca Colgate, de 1940, publicado na Revista O Globo, de Porto Alegre. O objetivo do estudo centrou-se na possibilidade de exploração do discurso publicitário como agenciador de concepções de nação e identidade nacional, especialmente num contexto de ditadura e nas possibilidades de investigação a partir de imagens que se dão a ler num espaço de entretenimento, como a revista se caracteriza.

Palavras-chave


aparência; identidade nacional; história; poder

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5965/1808312904062009575



Direitos autorais 2009 Mara Rúbia Sant’Anna

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

Indexadores, diretórios e bases de dados

                   


Revista DAPesquisa - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Centro de Artes - CEART

Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88035-001

Email: dapesquisa@gmail.com       

ISSN 1808-3129

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 Software de verificação de originalidade e prevenção de plágio