O lugar da docência e do teatro na escola

Autores

  • Ricardo Carvalho de Figueiredo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101262016370

Resumo

Esse artigo discute o processo de constituição da docência a partir da inserção do licenciando em teatro na escola. Para isso a constituição de um lugar teatral para o acontecimento do teatro nas aulas com crianças e em experimentações teatrais pelos licenciados se fez necessário por compreendermos que esse ato proporcionou a visibilidade da ação teatral na escola e passou a revelar os processos de criação da cena, promovendo o contato do espectador com ensaios no próprio espaço escolar. Concluímos entendendo a necessidade da parceria com a escola para a formação do professor de teatro juntamente com o estabelecimento de um espaço para que o teatro se faça presente no cotidiano escolar, fazendo parte do processo de formação estética.

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Biografia do Autor

Ricardo Carvalho de Figueiredo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG

Professor do curso de graduação em Teatro da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Trabalha na formação de professores de Teatro e estuda as relações de ensino de teatro na escola e na educação não-formal. Estuda o campo da antropologia da aprendizagem (Jean Lave). É coordenador do  PIBID Teatro/UFMG e vice-coordenador do curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (DOCEI) (2014-2016) UFMG/MEC.

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Publicado

2016-07-31

Como Citar

FIGUEIREDO, Ricardo Carvalho de. O lugar da docência e do teatro na escola. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 26, p. 370–379, 2016. DOI: 10.5965/1414573101262016370. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101262016370. Acesso em: 19 abr. 2024.