Teatro, Música y Memoria en el Teatrosamba do Caixote

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102552025e0113

Palabras clave:

teatro, música, memoria, archivos teatrales, Grupo dos 7

Resumen

Caja mnemónica es un concepto utilizado por Aleida Assmann para referirse a un espacio portátil de memorias. En su complejo papel como frontera entre la escena y el público, además de banco para músicos y actores, el cajón, impregnado de recuerdos, es también una caja mnemónica, recipiente de las vivencias y procesos del Teatrosamba do Caixote. Ingenio teatral en la rueda de samba, esta actividad concebida por el Grupo dos 7 formó parte del Proyecto Ciudad Dentro Ciudad Fuera, implementado en espacios de la Zona Norte de São Paulo entre 2001 y 2004. El artículo explora los contenidos de este cajón de memorias para trazar un itinerario expositivo del Teatrosamba do Caixote en ese período.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Batista (Zebba) Dal Farra Martins, Universidade de São Paulo

Livre-docência pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado pela Universitat de Barcelona (UB) – Espanha. Doutorado e Mestrado em Engenharia de Estruturas pela USP. Docente e pesquisador sênior na Graduação e Pós-Graduação em Artes Cênicas na Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador associado do Projeto Arquivos Sonoros de Teatro, financiado pela Fapesp.

Maria Adelaide Pontes

Doutorado em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Graduação em Educação Artística, com Habilitação em Artes Cênicas, e também em Artes Visuais pela UNESP.

Claudia Pacheco Simões

[Maria Simões] Cantora, atriz, figurinista e professora, sua principal formação se engendra a partir do contato profundo com a atriz e diretora Myrian Muniz. Compôs o núcleo artístico-pedagógico do G7, na implantação do Projeto Cidade Dentro Cidade Fora , no Teatro Alfredo Mesquita e no estação7.

Citas

AGAMBEN, Giorgio. Elogio da profanação. In: Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.

ASSMANN, Aleida. Espaços da Recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 2011.

AUSGANG DE TEATRO. Roda das Vozes em Estado de Sítio. Gravado em 2019, no estúdio da SP Escola de Teatro. Disponível em: https://tratore.ffm.to/rodasdasvozes Acesso em: 25/07/2025.

G7. Projeto Cidade Dentro Cidade Fora. Relatório Final. Arquivo do Grupo, 2002. Cópia digitalizada.

G7. Cidade Dentro Cidade Fora no estação7. Novo Espaço Cultural na Zona Norte. Projeto II. Arquivo do Grupo, 2003. Cópia digitalizada.

G7. Cidade Dentro Cidade Fora no estação7. Novo Espaço Cultural na Zona Norte. Relatório Final. Arquivo do Grupo, 2004. Cópia digitalizada.

G7. Arquivo de Releases. Acervo do Grupo, 2004a. Cópia digitalizada.

G7. Arquivos de Roteiros I e II. Acervo do Grupo, 2004b. Cópias digitalizadas.

G7. Caixotes no Caixote. DVD. Financiamento: Prêmio Funarte Myrian Muniz. São Paulo: Cooperativa Paulista de Teatro, 2006.

HESÍODO. Teogonia. A Origem dos Deuses. Estudo introdutório e tradução de Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras, 1995.

LOPES, Sara. Do canto popular e da fala poética. Sala Preta, São Paulo, v. 7, p. 19-24, 2007. Disponível em: https://revistas.usp.br/salapreta/article/view/57314. Acesso em: 07/06/2025.

MARCOS, Plínio. Nas quebradas do mundaréu. Lp. São Paulo: Chantecler, 1974.

PITOZZI, Enrico. Acusma. Figura e voce nel teatro sonoro di Ermanna Montanari. Macerata: Quodlibet, 2017.

Publicado

2025-08-31

Cómo citar

MARTINS, José Batista (Zebba) Dal Farra; PONTES, Maria Adelaide; SIMÕES, Claudia Pacheco. Teatro, Música y Memoria en el Teatrosamba do Caixote. Urdimento, Florianópolis, v. 2, n. 55, p. 1–33, 2025. DOI: 10.5965/1414573102552025e0113. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/27416. Acesso em: 5 sep. 2025.

Número

Sección

Dossiê Temático: Acervos Ex-cêntricos: as materialidades diversas da documentação nas Artes Cênicas