Teatralidades intercambiadas: experiências de formação estética entre Brasil, Colômbia e Equador

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103362019145

Keywords:

Teatralidades, Formação estética, América Latina

Abstract

O artigo relata e analisa duas experiências que denominamos de Teatralidades intercambiadas, ocorridas nos anos de 2018 e 2019, a partir de projetos de internacionalização realizados pelo Laboratório de estudos em Educação performativa, Linguagem e Teatralidades da Universidade Federal do Paraná. O texto enfatiza o potencial de formação estética proporcionado por parcerias com a Universidade de Antioquia - Colômbia e a Universidade Técnica Particular de Loja – Equador, destacando, entre outros aspectos, o caráter amplo e aglutinador do intercâmbio entre pesquisadores da América Latina, enfatizando sua contribuição para o realinhamento do repertório cultural e social dos envolvidos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jean Carlos Gonçalves, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Educação (UFPR), com estágio pós-doutoral em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL/PUC-SP/CNPq) e em Educação (UNIVALI/PNPD/CAPES). Professor da UFPR. Atua na Graduação em Produção Cênica e nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE:TPEn).

Andrio Robert Lecheta, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Produtor Cênico, Mestre e Doutorando em Educação (UFPR). Integrante do Laboratório de estudos em Educação performativa, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/UFPR/CNPq)

References

BADIOU, Alain. Pequeno manual de inestética. Trad. Marina Appenzeller. São Paulo:

Estação Liberdade, 2002.

BAKHTIN, Mikhail. O autor e a personagem na atividade estética [1924]. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 6. ed. São Paulo: Ed Martins Fontes, 2011a.

BAKHTIN, Mikhail. Os estudos literários hoje [1970]. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 6. ed. São Paulo: Ed Martins Fontes, 2011b.

BHABHA, Homi K. O Local da Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG. 2003.

BRAIT, Beth. Perspectiva Dialógica. In: BRAIT, B.; Souza-e-Silva, M.C. Texto ou discurso? São Paulo: Contexto, 2012. pp. 9-30.

BRAND, Ángela María Chaverra. Fabular un pueblo a través del arte. Educar em Re- vista., Curitiba, v. 34, n. 67, p. 39-54, Fev. 2018. Disponível em <http://www.scielo. br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104=40602018000100039-&lng=en&nrm- iso>. Acesso em: 15 jul. 2019.

BRAND, Angela María Chaverra. Conferência de Abertura - Arte y Acontecimiento. Revista O Teatro Transcende. Edição Especial II Jornada Nacional do Laboratório de estudos em Educação performativa, Linguagem e Teatralidades. V. 24. N. 1. Blumenau, 2019. p. 8. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/oteatrotrans- cende/issue/view/440/showToc> Acesso em: 25 jul. 2019.

CORNAGO, Óscar. Qué es la teatralidad? Paradigmas estéticos de la Modernidad. Te- londefondo, no 1, agosto de 2005.

DIÉGUEZ, Ileana. Um teatro sem teatro: a teatralidade como campo expandido. Sala Preta, v. 14, n. 1, p. 125-129, Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/salapreta/ article/view/81758> Acesso em: 15 jul. 2019.

FÉRAL, Josette. Théâtralité, escriture et mise em scène. Québec: Hurtubise, 1985.

GONÇALVES, Jean Carlos. PLUSCHKAT, Patricia. “Uma batida estranha” no Facebook:

O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional em discurso. Revista da ANPOLL. V. 1. N. 42, 2017. pp. 86-95. Disponível em: <https://revistadaanpoll.emnuvens.com.

br/revista/article/view/945>. Acesso em: 25 jul. 2019.

GONÇALVES, Jean Carlos. Teatro e Universidade. Cena. Pedagogia. [Dialogismo]. São Paulo: Hucitec, 2019.

LECHETA, Andrio R. “Vocês acham que eu sou macho?”: Autoficção, masculinidade(s) do campo e o teatro universitário em perspectiva dialógica. Dissertação (Mestrado). Curitiba, 2019. Universidade Federal do Paraná.

OBREGÓN, Marina L. Geografías del teatro en América Latina: um relato histórico. Bogotá: Luna Libros, 2010.

RIZK, Beatriz. Teatro latino americano: incursões históricas e teóricas das últimas dé- cadas a partir da contemporaneidade. O Percevejo Online, v. 8, n. 2, p. 1-27, 2016. Disponível em: <http://www.seer.unirio.br/index.php/opercevejoonline/issue/ view/240/showToc> Acesso em: 10 out. 2019

SOFIATI, Flávio Munhoz; MOREIRA, Alberto da Silva. Catolicismo brasileiro: um pai- nel da literatura contemporânea. Religião e sociedade. vol.38 no.2. Rio de Janei- ro, 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pi-

d=S0100-85872018000200277> Acesso em: 25 jul. 2019.

Published

2019-12-13

How to Cite

GONÇALVES, Jean Carlos; LECHETA, Andrio Robert. Teatralidades intercambiadas: experiências de formação estética entre Brasil, Colômbia e Equador. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 36, p. 145–157, 2019. DOI: 10.5965/1414573103362019145. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15797. Acesso em: 16 sep. 2025.

Issue

Section

Thematic Dossier - Theater Pedagogy: Latin American voices in processes of resistance, organization and artistic creatio

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.