O barroco enquanto aspecto do grotesco e do trágico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102352019344

Resumo

Este texto examina aspectos da subjetividade moderna e da atual: seus modos de comparecimento na cena teatral, caracterizada pela crise do drama, da representação, da narrativa. As indagações situam-se entre duas balizas: a obra de arte total wagneriana e as inquietações de Artaud. Corpo, espaço e tempo - tensionados entre os dois polos - apontam possíveis reconceitualizações do pós-dramático. Notamos fortes traços de lirismo coral e dissonante - eterno retorno de Dionísio. É necessário pensar as consequências disso sobre a noção de personagem: faltam contornos individualizados e profundidades psíquicas e históricas. Ressalta a alegoria, pensada a partir de Benjamin e Agamben.

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Biografia do Autor

Carmem Gadelha, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestra e Doutora em Comunicação e Cultura - Escola de Comunicação da UFRJ. Professora Associada do Departamento de Fundamentos da Comunicação da mesma instituição.

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Publicado

2019-09-20

Como Citar

GADELHA, Carmem. O barroco enquanto aspecto do grotesco e do trágico. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 35, p. 344–359, 2019. DOI: 10.5965/1414573102352019344. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102352019344. Acesso em: 29 mar. 2024.