A caça infernal aos signos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103522024e0205

Palavras-chave:

moralidade, teatralidade, narrativa

Resumo

O texto a seguir trata de “A caça infernal”, contida no Decameron (novela VIII, jornada V) de Boccaccio (s/d). Procurou-se verificar os níveis da narrativa, que vão do conto (dentro do qual acontece um espetáculo teatral) ao quadro de Boticelli com o mesmo título. De um plano narrativo a outro, circulam problemas relativos ao pecado, visto pelos prismas masculino e feminino. O gênero “moralidade” tem seu sentido ampliado, numa variedade de registros cômicos e relativos à sátira, à caricatura, à paródia. Em relevo, o poder masculino impõe-se, mesmo em condições onde a instituição da Igreja condena suas ações. Às mulheres, resta acatar as pedagogias da “virtude”.

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Biografia do Autor

Carmem Gadelha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorado e Mestrado  em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialização em Teoria e Prática do Teatro pela UFRJ. Graduação em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professora Titular da Escola de Comunicações da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atua no Programa de Pós-graduação da cena e na graduação.

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Publicado

2024-09-22

Como Citar

GADELHA, Carmem. A caça infernal aos signos. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 52, p. 1–13, 2024. DOI: 10.5965/1414573103522024e0205. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25824. Acesso em: 3 dez. 2024.