As contribuições das exposições de arte para o processo de ensino e aprendizagem em artes visuais
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234617422025e0005Mots-clés :
Artes Visuais, Escola, Espaço expositivoRésumé
As exposições escolares de arte fazem parte das práticas pedagógicas em artes visuais, ocupando salas de aula e corredores, com produções artísticas de alunos em murais, paredes ou painéis. Sua presença evidencia a necessidade de ampliar a discussão sobre a importância de a escola contar com espaços que possam ser destinados à mostra das produções dos alunos, bem como desenvolver atividades em galerias, centros de arte ou museus. Mas, como as exposições escolares de arte contribuem para o processo de ensino e aprendizagem em artes visuais? Elas estabelecem relação com espaços expositivos fora da escola? De que maneira? A partir de uma abordagem histórica e crítica, realizamos uma revisão bibliográfica, com o objetivo de compreender como as exposições escolares de arte contribuem para o processo de ensino e aprendizagem em artes visuais, avaliando a relação entre essas práticas e os espaços expositivos fora do ambiente escolar. Os resultados indicam que as exposições representam uma estratégia de ensino e aprendizagem em artes visuais que contribuem para trazer o mundo da arte para dentro da escola, voltando-se para a própria realidade escolar criando ambientes que permitem a realização de mostras das produções artísticas dos alunos, em conformidade com o contexto em que estão inseridas. Essas ações promovem a aproximação entre alunos, professores e a comunidade escolar, fortalecendo laços afetivos e reforçando intenções pedagógicas e estéticas, e também indicam a necessidade de haver ações sistematizadas que articulem plataformas digitais, arte contemporânea e os espaços expositivos, tanto dentro quanto fora da escola.Téléchargements
Références
BUGMANN, S. R. C. O espaço da arte na escola: a exposição dos trabalhos artísticos dos alunos. UNIrevista, São Leopoldo, v. 1, n. 2, 2006.
CARVALHO, C.; Freitas, A. A.; Neitzel, A. de A. Salas de arte: Espaço de formação estética e sensível na escola. Educação, Sociedade & Culturas, Itajaí, v. 42, p. 67– 86, 2014.
FERNANDES, V. L. P. A criatividade no ensino de artes visuais: da reprodução a inclusão. Curitiba: Appris, 2016.
KRIECK, S. L.; Braga, M. L. O convênio do programa institucional Arte na Escola: Polo FURB e sua atuação na formação continuada da rede pública municipal de Indaial. Revista de Letras, Artes e Comunicação, Blumenau, v. 10, n. 3, p. 564- 577, 2016.
MOGNOL, L. C. A arquitetura do espaço escolar: um espaço/lugar para a arte na educação. 2007. In: PILLOTTO, Silvia Sell Duarte (Org.). Linguagens da arte na infância. Joinville: UNIVILLE, 2007. p. 118-128.
OSTETTO, L. MELO, M. I. Na escola, na cidade, no museu: fazer e pensar artes visuais na educação infantil. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 6, n. 3, p. 497-513, 2019.
PEREIRA, M. G. Ateliê Escola: um espaço de criação e fruição estética. 144 f. 2016. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
SANTOS; P. J.; TROTTA, L. A importância da Arte no ambiente escolar para a construção do saber crítico e reflexivo: uma análise por meio de debate sobre a exposição Queer Museu. Tendências Pedagógicas, n. 33, p. 127- 139, 2019.
SANTOS, F. M. dos. Mostra de arte na Escola Estadual Professora Sílvia de Alencar Zschaber em Buritizeiro-MG: um novo olhar metodológico a partir do ensinar e aprender na experiência do cotidiano escolar. 2020. 155 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
SAVIANI, D. Escola e Democracia. Campinas: Autores Associados, 2008. 112 p.
SIEBERT, E. C. Representações históricas e investigações sobre as exposições de arte escolar. Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 14, n. 3, p. 210-233, jul. set. 2018.
SIEBERT, E. C. “Quando eles terminam, eu recolho, exponho e nunca escolho”: encaminhamentos pedagógicos nas aulas de artes. 2010. 191 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2010.
SOUSA, M. P. Artista-professor: práticas em uma obra-aula. Brasília: Universidade de Brasília, 2021.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Elivane Gonçalves Graeff, Vera Lúcia Penzo Fernandes 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade