The ecstatic musical time of Olivier Messiaen's Et exspecto resurrectionem mortuorum

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530410022025e0207

Resumo

Et exspecto resurrectionem mortuorum foi composta em 1964 por Olivier Messiaen (1908-1992) para orquestra de sopros e percussão metálica. São cinco movimentos de caráter hierático e monumental, estáticos e extáticos, mas de grande simplicidade formal. A análise neste artigo objeto de estudo o modo pelo qual se constrói esta simplicidade através de um princípio composicional comum aos cinco movimentos, cujo intuito consiste em produzir no ouvinte uma experiência do sagrado através do som. Este, o som, se apresenta de forma praticamente absoluta, tanto como silêncio quanto como potência sonora esplêndida e gloriosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luigi Antonio Irlandini, UDESC

Luigi Antonio Irlandini: composer and performer (shakuhachi and piano). Research interest: the interaction of 20th- and 21st centuries music composition with Japanese, Indian and Tibetan musical, mythic and philosophical traditions (emphasis on Zen and Vajrayana Buddhism, Vedanta, Vedas). Studied Composition with H.J. Koellreutter, Franco Donatoni and Brian Ferneyhough. M.F.A. in Composition (CalArts), Ph.D. in Composition (UCSB), and is currently Music Professor at UDESC, Florianópolis, Brazil.

Referências

Coomaraswamy, Ananda K. Time and Eternity. Ascona: Artibus Asiaw Publishers, 1947.

Cooper, J. C. Na illustrated encyclopaedia of traditional symbols. London: Thames & Hudson, 1978.

Diano, Carlo and Giuseppe Serra (ed.) Eraclito. I frammenti e le testimonianze. Cles, TR: Oscar Mondadori, 1993.

The Editors of Encyclopaedia Britannica. “Ecstasy”, In. Encyclopaedia Britannica on-line, 2025. https://www.britannica.com/topic/ecstasy-religion, accessed in 15 July 2025.

Irlandini, Luigi Antonio. "Musical Time in Tōru Takemitsu’s November Steps". Per Musi no. 42, General Topics, pp. 1-28, 2022. eISSN 2317-6377. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022.

__________. “Cosmicizing Sound: Music – Cosmos – Number”. MusMat: Brazilian Journal of Music and Mathematics. Vol. I, No. 2. November 2017 (pp. 25-61), 2018.

__________. "Tempo musical cíclico no Miserere mei, Deus de Gregorio Allegri". (“Cyclical Musical Time in Gregorio Allegri’s Miserere mei, Deus”). In: XXIV Congresso da ANPPOM, 2014, São Paulo, SP. Caderno de Resumos e Anais do XXIX Congresso da ANPPOM, 2014, São Paulo, SP, 2014.

__________. “Metagon – Tempo musical espiral”. “Metagon – Spiral musical time”). In: Simpósio de Estética e Filosofia da Música – SEFiM, 2013UFRGS, Porto Alegre, ANAIS: Simpósio de estética e Filosofia da Música – SEFiM v. 1, n. 1, 2013. ISBN 978-85-66106-05-3, pp. 931-946, 2013a.

__________. “Ser e devir no tempo musical”. (“Being and becoming in musical time”). In: III Encontro Internacional de Teoria e Análise Musicais, 2013, São Paulo. Anais do Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical 3 (ETAM 3) ... São Paulo: ECA-USP, 2013, ISSN 2237-0757, pp. 189-199, 2013b.

__________. “Cosmologia da composição e suas interações com a teoria e análise musicais”. In: IV Encontro de Musicologia de Ribeirão Prêto, 2012, Ribeirão Preto, SP. Anais do IV Encontro de Musicologia de Ribeirão Prêto, 2012, ISBN 9788577470396, pp. 239-245, 2012.

_________. “Messiaen’s Gagaku”. Perspectives of New Music, v. 48, 2010, ISSN 0031-6016, pp. 193-207, 2010.

Johnson, Robert Sherlaw. Messiaen. Berkeley (CA): University of California Press, 1989.

Langer, Susanne K. Problems of Art. Ten philosophical lectures. New York, N.Y.: Charles Scribner Sons, 1957.

Messiaen, Olivier. Technique de mon language musicale. Paris: Alphonse Leduc, 1956.

__________. Et exspecto resurrectionem mortuorum. Paris: Alphonse Leduc, 1966.

Nattiez, Jean-Jacques. Il discorso musicale. Per una semiologia della musica. Milano: Giulio Einaudi editore, 1987.

Pusey, Edward B. (translator). The Confessions of St. Augustine. Grand Rapids, MI: Christian Classics Ethereal Library, available at http://www.ccel.org/ccel/augustine/confess.html

Rowell, Lewis. “Stasis in music.” Semiotica 66-1/3 (1987), 181-195, 1987.

Schönberg, Arnold. Fundamentals of musical composition. London: Faber and Faber, 1967.

Schmitz, Rob. “A 639-year-long John Cge organ performance strikes a new chord in Germany”, available at https://www.npr.org/2024/02/06/1229217832/germany-john-cage-slow-organ-2-aslsp, published in 2024, accessed in 15 July 2025

Sharma, Arvind. Ecstasy. In Encyclopedia of Religion second edition, vol. 4. (Ed. Lindsay Jones). Farmington Hill, MI: 2005.

Stefon, Matt. “Rapture”, In. Encyclopaedia Britannica on-line, 2025 https://www.britannica.com/topic/Rapture-the, accessed in 15 July 2025.

Downloads

Publicado

22-09-2025

Como Citar

IRLANDINI, Luigi Antonio. The ecstatic musical time of Olivier Messiaen’s Et exspecto resurrectionem mortuorum. Orfeu, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. e0207, 2025. DOI: 10.5965/2525530410022025e0207. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/26943. Acesso em: 25 set. 2025.