O Uso de Ferramentas de Pesquisa para Avaliação de Conforto na Moda Intima Feminina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x09182016266

Palavras-chave:

moda, pesquisa, feminino, lingerie

Resumo

Dentro do universo do vestuário feminino as roupas intimas ficaram durante muito tempo num plano insignificante no que diz respeito ao desenvolvimento de novos materiais têxteis, formas e cores. A calcinha que fora conhecida como culote ou ceroula só veio a ser uma necessidade por volta do século XX com os vestidos vaporosos de Christian Dior na década de 50. Os avanços tecnológicos no setor têxtil trouxeram o spandex criado pelo laboratório americano DuPont’s mais conhecido como a lycra. A elasticidade do tecido conferiu maior conforto às lingeries femininas, passando este atributo a ser considerado como um fator de qualidade nas peças. Para entender os desejos das usuárias uma pesquisa qualitativa foi realizada com mulheres de 18 a 45 anos coletando opiniões relativas à percepção de conforto de modelos já existentes comparados a um novo a ser lançado no mercado. Por meio da ferramenta Quality Function Deployment (QFD), ou Desdobramento da Função Qualidade, os dados obtidos em respostas das usuárias recebem uma interpretação que consiste em priorizar metas para o desenvolvimento de um produto baseadas nas análises das características desejadas as quais são convertidas em atributos técnicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Salvan Pagnan, Minas Gerais State University

Graduada em Design de moda e pós-graduada em Design de gemas e joias pela Universidade do Estado de Minas Gerais, na qual atualmente faz mestrado em Design.

Referências

BAXTER, Mike. Projeto de Produto: guia prático.2. ed. São Paulo: Edgard Blüncher, 2001. 260 p.

CARNEVALLI, J. A.; SASSI, A. C.; MIGUEL, P. A. C. Aplicação do QFD no desenvolvimento de produtos: levantamento sobre seu uso e perspectivas para pesquisas futuras, Gest. Prod, v.11, n.1, p. 33-49, 2004.

CHENG, L. C. et al.QFD: planejamento da qualidade. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1995.

COSGRANE, B. The complete history of costume e fashion from ancient egypt to the present day.New York. Checkmark Books, 2001.

DANTAS, Denise. Usuário, consumidor, cliente, cidadão -uma abordagem humanista do user-centered-design. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 8.,2008, São Paulo. Anais do 8º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento emDesign. São Paulo: AEND|Brasil, 2008.

WHITE, M; HERLINGER, M; PERDIGÃO, DM. Teoria e prática da pesquisa aplicada. Rio de Janeiro: Campus, 2012.

FONTANEL, B. Sutiãs e espartilhos. Paris: Editions de La Matriniére Ltda, 1992.

KANO, N.A perspective on quality activities in american firms. In: COLE, R. E. (Ed.). The death and life of american quality movement. New York: Oxford University Press, 1995.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

MOTTA, P. C. Serviços: pesquisando a satisfação do consumidor. Rio de Janeiro: Imprinta Express, 1999.

OHFUJI, T.; MICHITERU, O; AKAO, Y. Método de desdobramento da qualidade (1): elaboração e exercício da matriz da qualidade. In: Manual de aplicação do desdobramento da função da qualidade, v. 2, 1997.Disponível em: http://www.eesc.usp.br/portaleesc /index.php/. Acesso em 21 de abril de 2015.

ROSSETTI, A.Roupas íntimas: o tecido da sedução. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo, 1995.

Downloads

Publicado

2016-07-01

Como Citar

PAGNAN, Andreia Salvan. O Uso de Ferramentas de Pesquisa para Avaliação de Conforto na Moda Intima Feminina. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 266–280, 2016. DOI: 10.5965/1982615x09182016266. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/6626. Acesso em: 29 mar. 2024.