Traje de Tradição: elementos da contemporaneidade na cultura de rua

Autores

  • Márcia Merlo Istituto Europeo di Design (IED-SP)MIMo - Museu da Indumentária e da Moda

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x09182016057

Palavras-chave:

trajes, etnias, contemporaneidade

Resumo

O artigo discorre sobre a memória dos trajes e a maneira como os indivíduos registram e interpretam suas relações com eles. Parte-se do pressuposto de que nos colocamos em tudo, e, por essa razão, também, os trajes populares revelam o lugar político de cada sujeito na Festa de São Benedito na Congada de Ilhabela – manifestação da cultura afrodescendente escolhida para tratada neste texto. Objetivou-se entender o papel do traje na composição da identidade cultural do grupo étnico-racial negro de Ilhabela, para apontar como um traje aparentemente simples pode revelar tantos significados para o grupo em questão. A Congada de Ilhabela representa a devoção de uma população a um santo; santo e povo negro que resistiram aos inúmeros preconceitos e transformações socioeconômicas profundas. Para tanto, será discutida a expressão dessa cultura como tradição inventada por meio de uma identidade negociada. No que concerne ao traje, o estudo se apoiará na cultura material e na observação participante realizada com essa população entre os anos de 1995 até 2002. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Merlo, Istituto Europeo di Design (IED-SP)MIMo - Museu da Indumentária e da Moda

Doutora em Ciências Sociais - Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003); mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997); graduada em Licenciatura Plena em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), graduação em Bacharelado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990). Líder do Grupo de Pesquisa Museu da Indumentária e da Moda: pesquisa e desenvolvimento de um museu digital do Diretório de Grupos de Pesquisa do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus). É idealizadora e organizadora do Seminário Moda Documenta, desde 2011, do Congresso Internacional de Memória, Design e Moda e dos Diálogos com o MIMo, desde 2014. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Fotografia: Arte, Design e Comunicação - FADEC - UFRJ. Leciona nos cursos de Design de Moda, Design Gráfico, Design de Interiores e Design de Produto do Istituto Europeo di Design (IED-SP), onde atua nos NDEs dos cursos de Produção Joalheira e Design de Interiores. Atua no curso de Relações Internacionais da FASM como professora de Antropologia e pesquisadora da Linha de Pesquisa em Direitos Humanos do LAI (Laboratório de Análise Internacional). Sua trajetória acadêmica tem se pautado em: design, memória e sociedade, design e cultura; cultura material, cultura brasileira, memória e história; teoria, história e crítica do design; metodologia da pesquisa, teoria antropológica, etnografia urbana, museus e museologia. 

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A cultura na rua. 2ª. Edição. Campinas, SP: Papirus, 2001.

GAUDITANO, Rosa; TIRAPELI, Percival. Festas de Fé. São Paulo: Metalivros, 2003.

GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Antropologia dos objetos: coleções, museus e patrimônio. Rio de Janeiro: Coleção Museu, Memória e Cidadania, Minc/Iphan/DMCC, 2007.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

HOBSBAWM, Eric & RANGER, Terence. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

ITALIANO, Isabel et al. Para vestir a cena contemporânea: moldes e moda no Brasil do século XIX. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2015.

LOPES, Nei. Bantos, malês e identidade negra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1988.

MERLO, Márcia. Entre o mar e a mata: a memória afro-brasileira. São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba. São Paulo: FAPESP: EDUC, 2005.

______________. Memória de Ilhabela: faces ocultas, vozes no ar. São Paulo: EDUC: FAPESP, 2000.

NOROGRANDO, Rafaela. Como é formado o patrimônio cultural. Estudo museológico em Portugal na temática Traje/Moda, dissertação de mestrado em Antropologia Social e Cultural, orientada por Nuno Porto e Kathia Castilho, Departamento de Ciências da Vida, Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal, 2011.

BENJAMIN, Walter. “O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov”. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras Escolhidas; v. 1).

MERLO, Márcia. Congada de Ilhabela: o santo, o homem, a festa, o negro e o lugar. IN: Revista Ângulo 127, Set./Dez., 2011, p. 46-53.

MONTERO, Paula. “Globalização, identidade e diferença”. In: Novos Estudos CEBRAP, nº 49. São Paulo: Cebrap, 1997, p. 47-64.

POLLAK, Michael. “Memória, esquecimento, silêncio”. In: Estudos Históricos –Memória, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, 1989, pp. 3-15.

_______________. “Memória e identidade social”. In: Estudos Históricos –Teoria e História, Rio de Janeiro, Vol. 5, nº 10, 1992, pp. 200-212.

http://culturadigital.br/construindoosom/oficinas/marimba-de-arco/ilhabela_congada3/Acesso: 30.05.2016.

http://www.ilhabela.sp.gov.br/ilha/imagens_conteudo/userfiles/images/Acesso: 30.05.2016.

http://www.novaimprensa.com/2016/05/foto-em-foco-congada-parte-iii-o.html.

Downloads

Publicado

2016-07-01

Como Citar

MERLO, Márcia. Traje de Tradição: elementos da contemporaneidade na cultura de rua. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 057–071, 2016. DOI: 10.5965/1982615x09182016057. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7886. Acesso em: 28 mar. 2024.