Performances sociais de influenciadoras digitais do movimento Body Positive: plateias imaginadas e percebidas
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x18452025e0012Palavras-chave:
performance social, plateias, influenciadores digitaisResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a influência das plateias (imaginadas e percebidas) presentes na plataforma digital Instagram frente às performances sociais realizadas por influenciadoras digitais adeptas ao movimento Body Positive. Para tal, foram utilizados os conceitos da Teoria Dramatúrgica proposta por Erving Goffman, levando em consideração as particularidades das interações sociais mediadas por tecnologias digitais. Foi realizada a observação não participante com cinco perfis de influenciadoras digitais autodeclaradas adeptas ao movimento. Os dados coletados foram analisados a partir da perspectiva da análise de conteúdo, visando identificar os pontos considerados relevantes para atender à plateia imaginada, e para interagir com a plateia percebida. Concluiu-se que as performances sociais realizadas em ambientes digitais, quando embasadas em movimentos sociais de empoderamento, como o Body Positive, se complexificam por exigirem coerência dos atores sociais na adesão aos discursos, na necessidade de transmitir para as diversas plateias engajamento e conhecimento da causa e na adoção assertiva de estratégias protetivas. Ademais, evidenciou-se o importante papel das influenciadoras digitais tanto para a promoção quanto para a manutenção de pautas associadas aos movimentos sociais de empoderamento.
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