Análise morfológica do panejamento de Veiga Valle: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630912025e6348Parole chiave:
escultura devocional, panejamento, análise formal e estilística, veiga valle, barroco goianoAbstract
Uma das questões centrais da arte barroca reside na complexidade morfológica das suas esculturas devocionais (Lefftz, 2002; 2006). Historicamente, a representatividade artístico-cultural sobre o Barroco no Brasil privilegia artistas oriundos dos centros hegemônicos da produção do patrimônio cultural, notadamente do eixo de pesquisa nordeste-sudeste. Da Cidade de Goiás, projetaram-se as esculturas sacras de José Joaquim da Veiga Valle (1896-1874), cuja singularidade morfológica reside na sua heterogeneidade estilística, com marcante codificação barroca não só nos drapeados, mas também, nos gestos escultóricos e no movimento das vestes (Salgueiro, 1983). Nossa pesquisa investiga as configurações morfológicas no panejamento da imagem de Nossa Senhora da Conceição, abrigada na Capela da Fazenda Babilônia, situada na zona rural de Pirenópolis (GO). A metodologia aplicada para este estudo se orientou pelas tipologias propostas por Lefftz. Recorreu-se à pesquisa bibliográfica, à investigação in loco do Inventário de Bens Móveis e Integrados da 14a Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional de Goiás (IBMI/IPHAN/GO) e à realização de registros fotográficos. Consideramos relevante esta análise para a complementação de descrições formais e estilísticas, uma vez que ela pode contribuir para o campo epistemológico das investigações em torno da imaginária sacra. Portanto, o estudo das configurações teorizadas por Lefftz oferece rastros valiosos sobre a origem e a evolução dos estilos artísticos do conjunto de obras de Veiga Valle, que se articula como um símbolo de relevância patrimonial, artística e cultural de Goiás.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ÁVILA, Affonso. et al. Barroco Mineiro: glossário de arquitetura e ornamentação. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro/ Centro de Estudos Históricos e Culturais, 1996.
BRUSADIN, Lia Sipaúba Proença. Os Cristos da Paixão da Ordem Terceira do Carmo de Ouro Preto (MG), 2014. Dissertação (Mestrado em Artes), Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-9Q3NMG. Acesso em 20 ago. 2024.
CAMPOS, Adalgisa. Introdução ao Barroco Mineiro: cultura barroca e manifestações do Rococó em Minas Gerais. Belo Horizonte: Crisálida, 2006.
COELHO, Beatriz. Devoção e Arte: imaginária religiosa em Minas Gerais. São Paulo: EDUSP, 2005.
ETZEL, Eduardo. O Barroco no Brasil: psicologia e remanescentes em São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul. São Paulo: Melhoramentos, 1974.
FRAGOSO, Mauro Maia et all. Arte e Devoção. Organizado por Dom Mauro Maia Fragoso, OSB, Rio de Janeiro: Edições Lumen Christi, 2022.
HOFFMAN, Ana Cleia Christovam; ZORDAN, Paola Basso Minna Barreto Gomes. Performance sulcos: poéticas para um pensar-drapear-performático. Revista Prâksis, [S. l.], v. 1, p. 83–98, 2023. DOI: 10.25112/rpr.v1.3161. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3161. Acesso em: 20 ago. 2024.
LEFFTZ, Michel. “Éléments de méthodologie pour servir à l’analyse morphologique du drapé. Cas d’application: la sculpture”, de Michel Lefftz. in Policromia. A escultura policromada religiosa dos séculos XVII e XVIII. Actas do Congresso Internacional. Lisboa 29, 30 e 31 de Outubro de 2002, Lisbonne, 2004, p. 59-62.
LEFFTZ, Michel; RIBEIRO, Lúcia Lopes. Análises morfológicas dos drapeados na escultura portuguesa e brasileira. Método e vocabulário. Revista imagem brasileira, Belo Horizonte, n.3, p. 99-111, 2006.
LIMA, Luana Nunes Martins de. Lugar e memória: o patrimônio goiano entre o “esquecimento” e a resistência. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade de Brasília,Brasília, 2017.
MACHADO, Raquel de Souza. A imaginária religiosa de Goiás: o reconhecimento de Veiga Valle e o anonimato dos santeiros goianos (1820-1940). 2016. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016. Disponível em https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5751. Acesso em 25 jun. 2023.
MONTEIRO, Cenise Maria de Oliveira. O Barroco e o Rococó de Manoel da Costa Athaíde: o forro da nave da Capela da Ordem de São Francisco da Penitência em Ouro Preto, MG. Linguagens nas artes, [S. l.], v. 1, n. 1, 2019, p. 53–79. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/linguagensnasartes/article/view/4279. Acesso em: 17 mar. 2023.
MOREIRA, Fuviane Galdino. Estudos Sobre a Talha: panejamento e cabelos da Imaginária do Acervo de Arte Sacra do Espírito Santo. 2012. 202 f. 2012. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado em Artes) Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.
MOREIRA, Fuviane Galdino. Vestuário e Arte Sacra no Brasil: estudo dos estofamentos das esculturas policromadas do acervo de Arte Sacra do Museu Solar Monjardim em Vitória (ES). Revista VIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, v. 16, n. 2, p. 425-445, 2017.
OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. O Barroco e o Rococó no Brasil. Belo Horizonte, 2014.
PASSOS, Elder Camargo de. Veiga Valle: seu ciclo criativo. Goiânia: Museu de Arte Sacra, 1997.
PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. 4a. ed., São Paulo: Perspectiva, 2017 [1955].
PEREIRA, Paulo. O Imaginário Barroco Português. In: ÁVILLA, Affonso. [org.]. Barroco teoria e análise. São Paulo: Perspectiva; Belo Horizonte: Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, 2013, p. 159-170.
SALGUEIRO, Heliana Angotti. A singularidade da obra de Veiga Valle. Goiânia: Universidade Católica de Goiás, 1983.
SALGUEIRO, Heliana Angotti. Diante das imagens de Veiga Valle: questões colocadas, questões retomadas. In: UNES, W. Veiga Valle. Goiânia: Casa Brasil, 2011, p. 22-34.
SALGUEIRO, Heliana Angotti. A singularidade da obra de Veiga Valle. In: ÁVILLA, Affonso [org.]. Barroco: teoria e análise. São Paulo: Perspectiva; Belo Horizonte: Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, 2013, p. 305-314.
UNES, Wolney. [org.]. VEIGA VALLE. Goiânia: ICBC, 2011.
WARBURG, Aby. História de fantasma para gente grande. Organização de Leopoldo Waizbort. Tradução de Lenin Bicudo Barbara. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
WÖLFLIN, Heinrich. Renascença e Barroco: estudo sobre a essência do estilo Barroco e sua origem na Itália. 2a ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Leliane Macedo de Souza, Lia Sipaúba Proença Brusadin, Marco Antônio Ramos Vieira

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
- Gli autori conservano i diritti d'autore e concedono alla rivista il diritto della prima pubblicazione, con l'opera simultaneamente licenziata sotto la Licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale, la quale permette:
1. Condividere — copiare e ridistribuire il materiale su qualsiasi supporto o in qualsiasi formato, per qualsiasi fine, anche commerciale.
2. Adattare — remixare, trasformare e creare a partire dal materiale per qualsiasi fine, anche commerciale. Il licenziante non può revocare questi diritti finché vengono rispettati i termini della licenza.
In accordo con le seguenti condizioni:
1. Attribuzione — È necessario attribuire la paternità dell'opera in maniera appropriata, fornire un link alla licenza e indicare se sono state effettuate delle modifiche. Questo deve essere fatto in qualsiasi circostanza ragionevole, ma non in modo tale che suggerisca che il licenziante avalli l'utilizzatore o il suo utilizzo.2. Nessuna restrizione aggiuntiva — Non è possibile applicare termini legali o misure tecnologiche che limitino legalmente altri dallo fare qualsiasi cosa la licenza permetta.
-
Il plagio, in tutte le sue forme, costituisce un comportamento editoriale eticamente scorretto ed è inaccettabile. Questa rivista utilizza il software di controllo della similarità iThenticate.

