Discursividades sobre moda agênero em Vogue Brasil no ano de 2020
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630612022e0144Parole chiave:
Análise de discurso, Vogue Brasil, Moda AgêneroAbstract
O artigo busca investigar, por meio do método da análise de discurso de linha francesa, o modo como é feita a abordagem discursiva sobre moda agênero na revista Vogue Brasil, considerando-se, para isso, as edições veiculadas no período de janeiro a junho de 2020, nas quais se encontram cinco abordagens sobre o tema, distribuídas em três matérias e dois editoriais. Vale destacar que Vogue Brasil é hoje o único título impresso especializado em moda no Brasil a circular mensalmente. Destaca-se na produção de matérias, colunas e editoriais sobre o cenário da moda nacional e internacional e se associa a estruturas discursivas hegemônicas e dominantes de moda, acompanhando os discursos encabeçados por grandes marcas, entre eles, o da moda agênero, que vem despertando a atenção de criadores desde 2015. A despeito de a cobertura sobre agênero se mostrar presente nas páginas de Vogue Brasil pode-se observar, entretanto, que a publicação não se descola de um padrão de cobertura de moda que a acompanha desde sua origem no Brasil e que pode estar relacionado à manutenção de um status quo que legitima relações de poder ainda dominantes na relação entre gênero e vestimenta no cenário da moda nacional.
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