Greenwashing e o mito da sustentabilidade na moda: alienação e fetichismo da mercadoria
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630612022e0131Parole chiave:
Greenwashing, Mito da sustentabilidade, fetichismo da mercadoriaAbstract
O mito da sustentabilidade, juntamente com o greenwashing, são ferramentas de alienação utilizadas pelo mercado com o intuito de desviar a atenção dos problemas ambientais provocados pelo modo de produção capitalista. A abordagem do tema no presente artigo revela as contradições inerentes à forma socioeconômica vigente, especialmente no que tange ao espectro da moda, através da articulação dos conceitos de fetichismo da mercadoria, alienação, valor de uso e ruptura metabólica. Como objetivo, busca-se a intersecção dos discursos em torno da sustentabilidade na moda através de uma abordagem sociopolítica por meio de revisão bibliográfica de especialistas que auxiliem na desmistificação do modo de produção capitalista. Busca-se, portanto, demonstrar a insuficiência e as contradições das narrativas efetuadas pelo mercado da moda, e o sistema capitalista em geral, identificando também práticas de greenwashing, além da utilização do mito da sustentabilidade como instrumento de validação de práticas predatórias do sistema, tanto no que tange ao meio ambiente quanto à sociedade.
Downloads
Riferimenti bibliografici
CALANCA, Daniela. História social da moda. Editora Senac São Paulo: São Paulo, 2011.
ENGELS, Friedrich. Anti-Dühring. Paz e Terra: Rio de Janeiro, 1979.
FERNANDES, Sabrina. Se quiser mudar o mundo: um guia político para quem se importa. Planeta: São Paulo, 2020.
FOSTER, John Bellamy. Marx's Ecology: Materialism and Nature. Monthly Review Press: New York, 2000.
HARVEY, David. 17 contradições e o fim do capitalismo. Boitempo Editorial: São Paulo, 2016.
KATZ, Cindi. Whose Nature, Whose Culture? Private Productions of Space and the Preservation of Nature. In B. Braun and N. Castree (eds.) Remaking Reality: Nature at the Millennium. Routledge: London, 1998.
LIPOVETSKY, Gilles. O Império do efêmero – a moda e seus destinos na sociedade moderna. São Paulo: Companhia das letras, 1987.
LÖWY, Michael. O que é ecossocialismo? Editora Cortez: São Paulo, 2014.
LÖWY, Michael. Thirteen theses on the imminent ecological catastrophe and the (revolutionary) means of averting it. Disponível em: https://internationalviewpoint.org/spip.php?article6391&fbclid=IwAR204os5TZzeQhUMuN4YQZjtjQA2f5j_nqVhBhqgqUkdj_RQ-D114CjJR3M. Acesso em 24/01/2021.
LÖWY, Michel; DUMÉNIL, Gerard; RENAULT, Emmanuel. 100 palavras do marxismo. Editora Cortez: São Paulo, 2015)
MARX. O capital: Crítica da economia política: livro I: O processo de produção do capital. Boitempo Editorial: São Paulo, 2013.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política: livro III: o processo global da acumulação capitalista. Boitempo Editorial: São Paulo, 2017.
NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. Editora Expressão Popular: São Paulo, 2011.
SÁ BARRETO, Eduardo. Marx contra a fantasia “coaseana”: uma crítica ontológica ao fundamento teórico dos mercados de carbono. Marx e o Marxismo, v. 3, n. 5, p. 1–16, 2015.
SÁ BARRETO, Eduardo. O capital na estufa: Para a crítica da economia das mudanças climáticas. Consequência: Rio de Janeiro, 2018.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Luciana Paula Benetti, M. Sílvia Barros de Held

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
- Gli autori conservano i diritti d'autore e concedono alla rivista il diritto della prima pubblicazione, con l'opera simultaneamente licenziata sotto la Licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale, la quale permette:
1. Condividere — copiare e ridistribuire il materiale su qualsiasi supporto o in qualsiasi formato, per qualsiasi fine, anche commerciale.
2. Adattare — remixare, trasformare e creare a partire dal materiale per qualsiasi fine, anche commerciale. Il licenziante non può revocare questi diritti finché vengono rispettati i termini della licenza.
In accordo con le seguenti condizioni:
1. Attribuzione — È necessario attribuire la paternità dell'opera in maniera appropriata, fornire un link alla licenza e indicare se sono state effettuate delle modifiche. Questo deve essere fatto in qualsiasi circostanza ragionevole, ma non in modo tale che suggerisca che il licenziante avalli l'utilizzatore o il suo utilizzo.2. Nessuna restrizione aggiuntiva — Non è possibile applicare termini legali o misure tecnologiche che limitino legalmente altri dallo fare qualsiasi cosa la licenza permetta.
-
Il plagio, in tutte le sue forme, costituisce un comportamento editoriale eticamente scorretto ed è inaccettabile. Questa rivista utilizza il software di controllo della similarità iThenticate.